Guia da Semana

Foto: Getty Images


Que o ciúme entre irmãos existe e é normal, todo mundo sabe. Mas como lidar com esta situação de forma a minimizar rivalidades?

É importante lembrar que, quando uma criança ganha um irmão, ela também perde muito. Perde atenção dos pais, perde o posto de centro das atenções familiares, passa a ter que dividir coisas que antes só a ela pertenciam. Nessa situação, cenas de ciúme, resistência a todas essas mudanças e rivalidade com o bebê são normais.

Para ajudar a criança a se adaptar a esta difícil fase, algumas atitudes dos pais podem ajudar:

- Prepare a criança para as mudanças que estão por vir com a chegada do irmãozinho ou irmãzinha, focando nas vantagens de se ter um irmão. Exemplos relacionados ao relacionamento entre pais e tios da criança podem ajudar, assim como exemplos de primos ainda crianças.


- Ressalte o quanto é legal e importante a criança estar crescendo: é possível que ela sinta este crescimento como algo negativo por toda a atenção que será dada ao bebê.


- Envolva a criança nos cuidados com o bebê, se ela demonstrar interesse e vontade de ajudar. Brincar e ajudar a cuidar desse irmãozinho ajuda a criar uma ligação entre eles.


- Ensine a criança a dividir seus brinquedos com os irmãos. Permita, porém, que ela tenha aqueles brinquedos especiais, e dê a ela o direito de não emprestá-los.


- Quando o bebê estiver um pouco maior, programe-se para ter momentos dedicados a cada um de seus filhos, separadamente. Faça isso, em especial, caso a diferença de idade seja grande, e os interesses e atividades sejam diferentes.


- Em brigas e discussões, tente ser imparcial. Nem permita que o mais velho mande, nem favoreça o caçula por ter menos idade.


Ter irmãos é uma experiência excelente. Permita que seus filhos aprendam isso, incentivando-os a realizarem atividades e brincadeiras juntos. Esteja sempre aberto a ouvi-los e a conversar sobre seus sentimentos, sem julgamentos: assim, fica mais fácil resolver os problemas que irão surgir.

Quem é a colunista: Psicóloga, com experiência em Educação Infantil e Recursos Humanos.

O que faz: Psicóloga da Consultoria Familiar Babá Ideal.

Pecado gastronômico: Petit gateau - irresistível!

Melhor lugar do mundo: Qualquer um - se estiver acompanhada das pessoas que amo.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: MPB, rock, pop... tudo misturado...

Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.