Guia da Semana

Irmão-problema


A competição não existe apenas entre irmãs mulheres. Vanessa Goulart, de 19 anos, sofre com a relação tumultuada com o irmão mais novo, de 16 anos. "Odeio quando, em uma discussão, ele quer falar mais alto que eu ou sempre quer ter a razão, mesmo se estiver errado", conta. As brigas entre eles acontecem pelos motivos mais banais: computador, rádio do carro, telefone, roupas, etc. Apesar dos desentendimentos, a relação atual é melhor, por serem menos agressivos e rebeldes, rolam os insultos mas nenhum dos dois atira sem pensar o tênis no outro no momento aflorado da raiva.

Unidos contra a tirania

As brigas entre irmãos não são restritas à infância e adolescência. Em alguns casos pode ser uma relação eterna de cão e gato. É assim com Márcia Ferraz, que aos 30 anos ainda se desentende com a irmã três anos mais velha. "Nunca consegui ter uma relação de amizade. Somos casadas, nossos filhos são unha e carne, mas nos tratamos superficialmente. Eu tenho a impressão de que ela tenta se aproximar, mas nunca deixa de lado aquele ar da filhinha do papai", revela Márcia que se irrita constantemente com as críticas da irmã, decorrentes desde a infância.

Ao lado do irmão mais novo, ela ainda luta contra a tirania da irmã. Desde pequenas as brigas eram muito fortes, quase sempre por brinquedos. Na adolescência, competiam pelo quesito beleza. Uma irmã chegou até a acusar a outra de ter ciúmes da presença dela perto do namorado. Competição feminina que não poupa nem integrante da família.

O desentendimento entre irmãos é, até certo ponto, saudável. Conviver com pessoas diferentes numa mesma casa não é tarefa simples, porém importante para o amadurecimento. A psicóloga Susy Camacho dá o parecer: a competição sempre existirá, até porque irmãos dividem o mesmo espaço e o amor da família. Amor este que não se compra, deve haver a segurança plena dos sentimentos.

Atualizado em 6 Set 2011.