Guia da Semana

Com a sua cara

Mais do que customizar, marcas famosas criam peças individualizadas de acordo com o gosto do cliente

Fotos: Divulgação


Quem já chegou a uma festa e encontrou alguém com a mesma roupa sabe como essa situação é chata. A questão não é usar um modelo que alguém já tem, mas sim expor algo repetido, que acaba não tendo uma identidade própria.

A pessoa que tem criatividade e sabe manusear tesouras, agulhas e linhas, pode dar aquela pirada no que vai usar. Apliques, brilhos, e retalhos são algumas das opções para deixar peças e acessórios com a sua cara. Roupas antigas, que estão encostadas no armário, podem ganhar um novo conceito e ser atualizada com retoques. A idéia de peça única e exclusiva chama a atenção de quem quer mais do que simplesmente se vestir, mas também mostrar personalidade.

Atentos a essa moda de exclusividades, algumas marcas estão apostando em serviços onde o consumidor pode idealizar o que vai levar para casa. Diferente do que se pode fazer manualmente em casa, com apliques, pinturas e costuras, nas grandes lojas é possível customizar o produto ainda durante a sua produção, como na loja da Nike, onde a pessoa pode escolher 10 cores diferentes, em 9 partes do tênis e ainda escrever uma frase com até 12 caracteres, por R$ 349,90.

Serviço já conhecido na Europa, Estados Unidos e Ásia, a Nike trouxe para o Brasil seu primeiro corner na América Latina, na loja Nike Sportswear, em São Paulo. Depois de ir à loja e "montar" o tênis, basta esperar 28 dias até ele ficar pronto. "Acho muito bom ter essa chance de escolher cor e detalhes. Mesmo se meu amigo comprar um modelo igual, ainda assim vai ser diferente do meu", fala o estudante Lucas Mantovani, 18 anos, que tem seu modelo Nike Dunk exclusivo. Esse tipo de serviço permite aos consumidores mostrarem seu lado criativo.



A moda pegou a tal ponto que o consumidor pode criar vários itens. Estampar camisetas, colocar apliques em bonés, personalizar bolsas e jeans são algumas das possibilidades para deixar o produto com o estilo do comprador. A Adidas não ficou de fora e em sua maior loja, em Pequim, oferece o serviço em um modelo de tênis. O Mi Adidas - que quer dizer Adidas Exclusivo - pode ser personalizado conforme as necessidades do cliente, seja por melhor adaptação, características de desempenho e desing único.



No Brasil, a marca instalou na recém inaugurada loja no Rio de Janeiro, o primeiro terminal de personalização de camisas. Serviço que é oferecido somente na China e na Alemanha, chega para os brasileiros com a tecnologia que permite aos clientes visualizar em um monitor de TV LCD a camisa de futebol que está exposta no mostruário e pela inteligência touch screen, personalizar sua peça com nome e número que desejar. Em 20 minutos a camisa está pronta. Cada letra sai por R$0,50 e cada número por R$5,00.



A grife Who's, investe no serviço de criação de sapatos artesanais. Para as meninas que morrem de medo de usar um calçado igual ao de uma amiga, essa é a solução. Na Who's, a cliente pode escolher a cor, tecido, salto e até o tamanho exato da peça. Para as garotas que gostam do estilo da mãe, a marca também fabrica modelos idênticos para mãe e filha.

Como a regra é criar e não copiar, a Shine, grife de jóias, disponibiliza aos clientes o serviço exclusivo de criação. Na loja, sempre acompanhados pelos designers da marca, é só ter criatividade e descrever o desenho que quer. Com a possibilidade de expor sua identidade no produto, os clientes se tornam os criadores. Sem limite, é permitido ousar e o produto final pode ser de bom gosto, ou nem tanto, mas o que importa é a individualidade.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte