Guia da Semana

Fotos: Getty Images


Planejar uma viagem em família é adorável, principalmente quando todos conseguem aproveitar juntos. Depois de escolher o destino, pensar em como ir, o que levar e como fazer para que os pequenos se comportem pode levar algum tempo, mas sair de casa com um esquema pronto pode facilitar a vida de qualquer um.

O primeiro passo é saber o que os baixinhos preferem. Segundo Magdalena Ramos, psicóloga especializada em família e autora do livro E agora, o que fazer? A difícil arte de criar os filhos, viajar desorganiza a vida da criança, então, é preciso tomar cuidado. "Elas estão adaptadas à rotina normal. Quando saem, alteram o sono, se alimentam mal e ficam perturbadas. O ideal é que a viagem seja curta, e o destino tenha muitas atrações, cores e divertimento", explica a terapeuta.

Para o consultor de viagem Sérgio Luis da Silveira, os destinos brasileiros que incluem mais diversão para a garotada são cidades que tenham um grande parque, como o Beto Carreiro World, em Santa Catarina, e o Beach Park, no Ceará. "Criança tem que se divertir, e os pais devem acompanhá-la em tudo". Se você pensa em descansar, melhor mudar os planos. Magdalena é categórica ao afirmar que "os pais devem perceber que viajar com os pequenos não vai fazer com que eles descansem. Então, entendê-los e se divertir com eles é a melhor saída".

O que cada faixa etária prefere na hora de viajar

0 a 2 anos
Andar na areia, lugar que tenha água, desde que tenha cuidado e a criança faça atividades de acordo com as possibilidades dela. É uma fase de apresentações, e é normal que elas fique mais afoita.

3 a 5 anos
É uma criança que já se comunica verbalmente, tolera melhor as viagens e sabe fazer mais brincadeiras. O adulto deve estar sempre brincando com ela. Ela adora praia e campo, com atividades direcionadas, como caminhadas curtas ensinando sobre plantas e animais. Essa é a idade de introduzi-las no mundo. O importante é que a criança não saia da rotina dela. Se está acostumada a almoçar ao meio-dia, assim também deve ser na viagem.

6 e 7 anos
É mais madura, acostuma com viagens mais longas. Cuidado com mudanças de clima, porque ela não se adapta bem. Ouvi-la sobre a viagem é uma saída. Nessa fase, ela já tem opinião própria e pode escolher, em conjunto com os pais, para onde quer ir. Nesta idade, ela precisa do contato com os pais, dedicando-se e brincando com ela.


O que levar



A mala deve ser a segunda preocupação da família antes da viagem. Não adianta levar a bagagem abarrotada de coisas que ninguém vai usar. O importante é colocar roupas e sapatos confortáveis (nada de levar muitas saias e vestidos para meninas), não esquecer de agasalhos - mesmo em destinos mais quentes, o frio pode chegar - e não esqueça a farmacinha com protetor solar, repelente, medicamentos e o telefone do pediatra. Para Magdalena, o conforto deve ser o principal item da bagagem. "Criança irritada é sinônimo de viagem chata", enfatiza.

Como distrair o pequeno viajante

A última preocupação dos pais para um planejamento perfeito de viagem é como conter os pequenos até chegar ao destino escolhido. Mas, acredite, isso é mais simples do que parece. Algumas dicas podem fazer toda a diferença.

De um ano e meio a dois anos, as crianças estão na fase de engatinhar e andar, então precisam se movimentar. Essa criança não pode ficar seis horas em um carro, por exemplo. Portanto, os pais devem aproveitar o horário de sono para fazer a viagem. Além disso, fazer paradas constantes é importante.

Se a viagem for de ônibus não deixe de levar almofadas pequenas, para que ela possa se encostar para dormir, e cobertor para cobri-la. Para distrair o pequeno, leve alguns de seus brinquedos prediletos. É uma excelente solução para driblar o tempo. No caso de destinos mais longos e demorados, leve passatempos de vários tipos. Os pais também podem comprar um brinquedo novo e dar a ela no meio daviagem. Isso pode contê-la por mais tempo.

Não esqueça!

Fique atento com os documentos para viajar com crianças. As empresas de ônibus pedem autorização para menores de 12 anos. Se a viagem for internacional, os pequenos precisam de passaporte e visto, assim como os adultos. Em qualquer caso, não esqueça de levar a certidão de nascimento.

Atualizado em 6 Set 2011.