Guia da Semana

Como remendar um coração partido

Às vezes, parece impossível se recuperar de uma decepção, mas, aos poucos, tudo volta ao normal

Foto: Stck.Xchng

Se você pensa que teve seu coração partido, você não é o único. Quase todo mundo experimenta essa dor que chamamos de dor de amor uma hora ou outra - e muitas parecem ter o coração partido muitas vezes durante sua vida. Só pense em todas as músicas que você já ouviu que falavam do assunto! Claro que não é seu coração que está partido, e sim seus sentimentos.

Muitas coisas podem causar um coração partido. Às vezes é por causa de um relacionamento interrompido antes de você estar pronto. Outras vezes você ama alguém que não sente o mesmo por você. Ou então você pode perder um amigo, parente ou alguém com quem você realmente se importa. As causas podem ser diferentes, mas o sentimento de perda é sempre igual - mesmo que a perda não seja de algo real, mas de uma esperança. A maioria das pessoas descreve a dor de amor como um sentimento de vazio, tristeza e solidão.

Mesmo que todos os poetas já tenham escrito sobre a dor de um coração partido, quando acontece com você, parece que ninguém no mundo sabe como é esse sentimento e que todas aquelas músicas tristes foram escritas exatamente para você!

No entanto é preciso curar essa dor e algumas coisas podem ajudar a amenizá-la. Aqui vão algumas dicas:

Abra seu coração - Contar o que está sentindo para alguém em quem você confia pode fazer você se sentir melhor. Isso pode ser feito simplesmente conversando com algum parente ou amigo. Para alguns, deixar as lágrimas escorrerem também pode ajudar a se curar mais rápido. Para outros, só o fato de fazer coisas que gosta com os amigos - como ir ao cinema, a um show ou uma balada - já é muito reconfortante. De algum jeito, só em estar com alguém que se preocupa com você já pode te fazer sentir melhor.

Cuide de você mesmo - Um coração partido às vezes é muito estressante. Mas não deixe esse stress quebrar o resto do seu corpo também. Durma bastante, se alimente de forma saudável e faça exercícios para minimizar o stress e a depressão e dar uma força para o seu corpo.

Lembre-se do que você tem de bom - Algumas pessoas passam a se culpar pelo que aconteceu. Elas podem ser bem duras com elas mesmas, exagerando os fatos, encontrando erros em suas atitudes e até acreditando que mereçam a infelicidade pela qual estão passando. Se isso acontecer com você, dê a volta por cima! Lembre-se de todas as suas qualidades e - se você não conseguir porque a dor está embaçando seus pensamentos - peça aos seus amigos para te ajudarem, falando tudo o que você tem de positivo.

Mantenha-se ocupado - Às vezes é difícil encontrar o que fazer quando estamos remoendo a dor e a tristeza, mas manter-se ocupado ajuda bastante. É uma boa hora pra se dedicar a um hobby antigo, arrumar armários ou redecorar seu quarto. Não que você não tenha que pensar no assunto, mas é bom se focar em outras coisas também.

E o mais importante:
Dê um tempo aos seus sentimentos - Leva tempo até a tristeza ir embora. Quase todos pensam que nunca vão se sentir bem novamente, mas a capacidade humana de recuperação é incrível e um coração quase sempre se recupera depois de um tempo. Quanto vai demorar? Isso depende da causa da sua dor e de como você lida com suas perdas. Remendar um coração pode levar de alguns dias até semanas, ou mesmo meses. Mas uma hora tudo se resolve.

No entanto algumas vezes a dor é tão profunda ou dura tanto que você pode precisar de uma ajudinha extra na recuperação. Nesses casos, procurar um psicólogo ou algum outro profissional pode ajudar. O mais importante é não se deixar abater por muito tempo.

Então seja paciente com você mesmo e deixe o tempo trabalhar para você!

Quem é a colunista: Talita de Moraes, escorpiana e paulistana apaixonada.

O que faz: Estuda jornalismo e joga rugby nas horas vagas.

Pecado gastronômico: Mousse de uva, maracujá ou chocolate, nessa ordem.

Melhor lugar do Brasil: Avenida Paulista e arredores.

Fale com ela: talk_to_tatti@hotmail.com

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte