Guia da Semana

Foto: Reprodução/Reuters

Determinado e confiante, Michael Phelps certamente foi uma das maiores estrelas durante os Jogos de Pequim. O nadador impressionou muita gente com os resultados que conquistou e se consagrou o maior atleta olímpico de todos os tempos após faturar oito medalhas de ouro. No entanto, depois de cumprir sua missão nas Olimpíadas, Phelps revelou sua assustadora dieta alimentar e, mais uma vez, impressionou a todos: o nadador consome nada menos que 12 mil calorias por dia, ou seja, 10 a mais que uma pessoa normal.

Pode parecer mentira, mas o dia do atleta começa com três xícaras de café, uma omelete de cinco ovos, uma tigela de cereais, três fatias de torradas com açúcar, três panquecas de chocolate e três sanduíches de ovo frito com queijo, alface, tomate, cebolas fritas e maionese.

No almoço, Phelps faz a festa com meio quilo de macarrão e dois sanduíches de presunto e queijo com maionese. O nadador arremata a refeição com mil calorias de bebida energética. Na hora do jantar, a comilança se repete: meio quilo de macarrão, uma pizza e mais mil calorias de bebida energética deixam Phelps satisfeito.

No entanto, não podemos esquecer que Phelps é um nadador de alta performance, por isso, apesar de impressionante, é compreensível que sua dieta seja rica em calorias. Segundo a nutricionista Cristina Barreto, o programa alimentar do atleta é considerado normal, já que o gasto de energias que ele tem por dia é muito grande.

"Para um atleta, é possível, sim, viver bem com essa dieta, ainda mais com os treinos pesados durante a pré-olimpíada. No entanto, para construir essa dieta, devem ser estudados o gasto energético em relação ao esporte, a freqüência dele, além do sexo e biotipo do esportista", explica a nutricionista.

Outro aspecto da dieta de Phelps que pode causar algumas dúvidas é o fato de ele ingerir alimentos como ovos e massas que, normalmente, são apontados como os grandes vilões na hora de se alimentar corretamente. Porém, Cristina explica que esse tipo de comida tem "volume menor e são mais concentradas em energia, o que ajuda o nadador a não ficar com o estômago estufado".

No entanto, mesmo que você pratique exercícios físicos com bastante freqüência, não se renda à dieta tentadora de Michael Phelps. As 12 mil calorias diárias podem fazer com que você engorde muito em pouco tempo e ainda passe por um mal estar por comer essa quantidade enorme. Segundo a nutricionista, frutas e verduras são indispensáveis no cardápio de qualquer um e, acima de tudo, respeitar as necessidades do seu corpo é imprescindível. Por isso, procurar um especialista que te indique a dieta mais adequada ao seu estilo de vida é o ideal.

Colaborou:
Cristina Menna Barreto
Nutricionista
E-mail: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.