Guia da Semana

Foto: Getty Images


Não há lugar mais acolhedor para o bebê que o colo de mãe. Ali é a melhor forma de transmitir conforto e segurá-lo do jeito que ele conhece, transmitindo a mesma sensação de como era no útero materno.

Há muitas teorias que dizem que o bebê pode se acostumar ao colo, mas na verdade já está acostumado. Antes de nascer, ele foi gerado aninhado no colo do útero e nada mais natural do que desejar essa continuidade, principalmente nos primeiros meses de vida quando passa pela fase da exterogestação. Não só o pequeno, mas a mãe sente essa necessidade de estar com ele, pois também sente que o cordão umbilical ainda não foi cortado, afinal a gestação durou cerca de nove meses e o bebê nasceu rapidamente.

Demora uns dias, meses para o "nascimento da mãe", e o entendimento da maternidade e estar com a criança no colo é essencial para o estreitamento do vínculo afetivo e a percepção da linguagem corporal do bebê.

O ato de segurá-lo oferece um retorno a memórias intrauterinas de bem-estar. Dessa forma, o bebê fica mais tranquilo. Também oferece restrição, pois os pequenos precisam de limite de espaço e nesse sentido parece que o colo da mãe foi feito sob medida para estimulá-lo na posição que ele mais gosta, em fechamento, como no útero. Na intimidade do colo, ele sente o calor, ouve as batidas do coração da mãe, a respiração, faz contato olho no olho e se sente mais seguro com todas as novidades da vida fora do útero materno.

O colo é estimulador sensorialmente, pois o bebê passa a conhecer melhor o corpo, impulsionando até mesmo o desenvolvimento sensório-motor do bebê refletindo no avanço das etapas desde o controle da cabeça até andar. Aproveite, pois o logo ele estará andando e exigirá menos colo e a mãe sentirá saudades!

Há inúmeras pesquisas sobre o efeito positivo do contato físico no crescimento, ganho de peso e melhora da atividade imunológica do bebê, simplesmente pelo fato de estar coladinho ao corpo da mãe. Outras pesquisas indicam que o bebê que foi segurado no colo da mãe, no contato pele a pele, durante as vacinas tiveram uma diminuição da resposta dolorosa durante o procedimento.

Porém, para que todos benefícios aconteçam segure-o bem aconchegado, próximo ao seu corpo, mas sem apertá-lo e na posição de fechamento.

Sim, eles merecem muito carinho! Permita-se estar com seu bebê e ao mesmo tempo ensiná-lo a se relacionar desde cedo com o seu corpo e a se comunicar consigo e com os outros através do melhor sentimento, amor!


Quem é a colunista: Denise Gurgel.

O que faz: Fisioterapeuta atuante na área materno-infantil e especialista em shantala

Pecado gastronômico: Pães - todos os tipos, formas e sabores!

Melhor lugar do Brasil: Parece clichê, mas é a minha casa.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.