Guia da Semana

Por Larissa Coldibeli

Beija Sapo: diversão garantida nos bastidores

Já foi o tempo em que o namoro na TV dividia meninos e meninas de cada lado do palco e eles se observavam pelo binóculo. Agora, a disputa por um beijo acontece no grito e na pagação de mico. Se você acha que para chegar ao ponto de procurar um namorado na TV a pessoa deve ser muito tímida, está enganado. É preciso muita desenvoltura para se expor diante das câmeras.

É isso que os participantes do Beija Sapo, da MTV, demonstram a cada programa. Para sair de lá acompanhados, eles se vestem de sapo, fazem serenata e pedem socorro aos berros à fada madrinha Daniella Cicarelli. Lá não tem miséria: nada de selinho, o beijão é de língua mesmo!

Mas o que faz um jovem se inscrever num programa desses? Timidez e carência ou a simples vontade de aparecer? Na maioria das vezes, é por pura diversão. Eles se divertem se conseguem ficar com alguém, mesmo que seja na platéia, e também se divertem com as zuações dos amigos se levam um fora em rede nacional.

A fada madrinha Cicarelli entre o casal Murilo e Natália

Não foi o que aconteceu com Murilo Wolp. Ele foi o escolhido da princesa Natália Luckmann no programa exibido no dia 21 de setembro de 2005. Murilo foi indicado por um amigo e resolveu se inscrever. Participou da seleção, fez as entrevistas e foi um dos sapos. Ele conta que não tinha visto a princesa antes da gravação. "A MTV manda um e-mail para os sapos com algumas informações básicas sobre ela e o anexo da foto, mas o arquivo não abria de jeito nenhum, nem para mim, nem para os outros sapos".

Depois do programa, o casal ficou junto por três meses. Murilo acha que o relacionamento deu certo: "Nós dois participamos porque realmente queríamos encontrar alguém legal. Se fosse só para aparecer, teria rolado só no palco".

Alê e Junior: por acaso

Já João Carlos Moderno Junior pode se considerar sortudo. Ele tinha se inscrito para beijar alguém da platéia, mas sem pretensão alguma, acabou ficando o príncipe Alexandre Zanini do programa gay que foi ao ar no dia 27 de outubro. "Como o Alê mora em Minas, fica um pouco difícil pra gente se ver, mas sempre que ele vem a São Paulo, damos um jeito de nos encontrar. Também mantemos contato por telefone e internet". Junior não se intimidou na hora de dar um beijo gay na televisão e disse que o assédio não o incomodou. "Quando nos vêem juntos e nos reconhecem, as pessoas acham legal. Foi o que aconteceu no VMB 2006".

O Beija Sapo mostra que apesar de antiga, a fórmula do namoro na TV não está ultrapassada. A aposta da emissora jovem é fazer participantes e público se divertirem, investindo nos especiais homossexuais, que junto com a polêmica, aumentam os índices de audiência da emissora.

O programa vai ao ar sexta-feira, às 19h com reprises sábado às 17h e domingo às 15h30

Atualizado em 6 Set 2011.