Guia da Semana

Copa do Mundo virtual

O maior campeonato de futebol do mundo começa também nos videogames

Foto: Reprodução

Falta pouco para o início da Copa do Mundo na África do Sul. Uma das melhores maneiras de entrar no clima da competição é com o game 2010 FIFA World Cup South Africa, lançado pela Electronic Arts, como sempre acontece a cada edição do torneio.

O jogo conta com os dez estádios oficiais, incluindo o Soccer City, de Joanesburgo - local das partidas de abertura e encerramento do Mundial. Todas as 32 equipes estão licenciadas para a competição. Embora o produto tenha sido lançado antes das convocações finais, é possível acertar os elencos de forma manual ou por meio de atualizações online.

Em relação à jogabilidade, é muito parecido ao que já foi visto no Fifa 2010. Tecnicamente, a reprodução dos movimentos dos atletas e a física são perfeitas. O que deixa um pouco a desejar mesmo são alguns gráficos, quando focados em um jogador. O Kaká, do Brasil, é um exemplo de quem está longe de estar fiel a realidade, em questão de aparência. Por outro lado, as apresentações, como entradas em campo, torcida e até os treinadores, passam um clima muito legal.

Como não podia deixar de ser, o modo Copa do Mundo é o prato principal, com a divisão dos grupos e tudo. Também é permitido customizar a competição, alternando times ou até disputando eliminatórias. Já na modalidade Story of Qualifying, é possível tentar repetir jogos históricos, como aquele em que a França conquistou a classificação contra a Irlanda, com um gol irregular, já que o atacante Thierry Henry havia ajeitado a bola com a mão.

As melhores inovações ficam para as modalidades online. Além dos simples amistosos, há uma competição específica para os jogadores simularem uma copa virtual. E também há o Battle of Nations, em que o usuário escolhe o país de sua preferência. Essa nação somará pontos em um ranking conforme o desempenho do seu grupo de players.

Em geral, o game oficial da Copa do Mundo agrada demais. O problema é que se trata de um jogo "temporário", já que a competição termina em julho. Vale ressaltar que não tem clubes, apenas seleções. Também é de se lamentar a falta de narração em português e versões para PC e PlayStation 2.

Ficha Técnica:

Game: 2010 FIFA World Cup South Africa
Preço: R$ 229,90 (para PS3 e X360)
Gênero: Esporte
Empresa: EA Sports 
Plataformas: PSP, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii

Dica: Tabelar é uma das melhores maneiras de tentar enganar as defesas adversárias. Para isso, segure o botão L1 (LB no Xbox 360) na hora de fazer o passe.

Leia as colunas anteriores de Diego Guichard:

Vai começar a festa

Venda de jogos online

Quem é o colunista: Diego Guichard.

O que faz: Colunista de games de Zero Hora, A Notícia e clicRBS. Jornalista do clicEsportes.

Pecado Gastronômico: Viciado em Sushi e Coca-Cola.

Melhor lugar do mundo: O aconchego do lar, sempre conectado. Mas todo ano, sempre separo finais de semana para a Serra Gaúcha.

Fale com ele: diego.guichard@zerohora.com.br Twitter: @diegoguichard. Ou acesse seus blogs:  Canal dos Games ou Zerohora 

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte