Guia da Semana

Foto: Getty Images

Seus pais estão se separando. Nessa hora, começa a passar mil ideias em sua cabeça sobre o que levou a esse acontecimento. Claro que os dois já não se entendiam há tempos e tinham muitas brigas. Mas morar em casas separadas é uma situação nova. E agora, como você fica? Vai ter de ficar do lado de um deles?

Com certeza a separação dos pais é uma situação nova para todos. Vai exigir mudanças, mas também poderá trazer uma casa com menos discussões e brigas. Todos terão de se adaptar. Mas por outro lado, você já pensou que poderá ser melhor? Seus pais poderão ser felizes cada um seguindo o seu caminho. Não importa os motivos que levaram até a separação. O importante é que você tenha em mente que os dois te amam e sempre vão te amar. Tente não tomar partido nas brigas ou acusar um deles pela separação. Lembre-se de que os dois estão magoados e mais sensíveis a críticas.

Um casal não se separa de uma hora para outra. Existe muita culpa por estar causando dor aos filhos. Ele pode estar sentindo que não tentou o bastante. Nesse momento difícil, ninguém vai precisar colocar o dedo na ferida dos outros. Há muitas razões para pais se separarem. Você e os seus irmãos com certeza não são. E muitas palavras que não deveriam ser ditas, serão. Não leve em consideração e esteja pronto para relevar e amadurecer. Será bom olhar para trás e perceber o quanto cresceu com a nova situação.

Você provavelmente tem vários amigos que passam ou já passaram por isso. Tente conversar com eles para ver como estão reagindo. Tire da experiência deles, maneiras de enfrentar melhor a separação.

Depois do primeiro choque da nova situação, haverá uma acomodação e a família entrará em uma nova rotina. O maior será o econômico. Quando todos viviam juntos, tinham dois salários que pagavam as contas. Agora são duas casas e as contas dobraram. Você e os seus irmãos terão de apertar um pouco o cinto. Pense nos seus gastos e reveja o que realmente é necessário e o que pode esperar. Será um bom aprendizado.

Pode ser que você deixe de ver tanto o seu pai, porque esta morando com a sua mãe ou vice-versa. Mas com a tecnologia de hoje você poderá mandar torpedos ou ligar e estar sempre em contato. Com certeza falará mais com seu pai ou sua mãe do que quando todos estavam juntos. Por não estarem mais na mesma casa, a vontade de saber como o outro vai e a saudade serão muito maiores.

Se os seus pais vierem conversar sobre o assunto, mostre como você se sente sem acusar ninguém. Não fique tímido de mostrar os seus medos. É bom discutir o assunto abertamente. E caso eles entrem em novos relacionamentos, seja educado. Se não quiser, não precisa se tornar íntimo rapidamente, mas coloque o respeito acima de tudo.

Outra dica: não se envolva em brigas entre seus pais. O tempo fará com que muitas feridas sejam cicatrizadas e também com certeza mais para frente, eles poderão conversar civilizadamente. Quando se habituar à sua nova rotina e também ao novo lar, você poderá ficar feliz com duas casas e a convivência com duas pessoas realizadas será bem melhor.

Leia a coluna anterior de Betina Serson:

Eis a questão



Quem é a colunista: Betina Serson.

O que faz: psicopedagoga.

Pecado gastronômico: adorar chocolate.

Melhor lugar do mundo: minha casa com chocolate e assistindo um DVD que eu gosto.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: musicas do Glee.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.