Guia da Semana

Cuidados com o sono infantil

Crianças que não dormem bem podem ter o desenvolvimento comprometido

Foto: Getty Images


Uma boa noite de sono é fundamental para o equilíbrio do ser humano. Em se tratando de crianças, é ainda mais importante. A criança necessita de um bom sono, levando-se em consideração sua duração e qualidade. Para as crianças, a necessidade de duração do sono se faz por um período de nove a onze horas.

A quantidade de horas que se dorme é variável de pessoa para pessoa. No caso das crianças, os responsáveis deverão estabelecer uma rotina, determinando o horário que a criança deverá "desacelerar" e, então, iniciar um ritual para adormecer.

Para tanto, é importante que a criança esteja vestida o mais confortável possível, bem como exposta a um ambiente favorável (sem muito ruído, sem televisão, sem luminosidade).

Leitura só será recomendada se a história não contiver episódios de violência ou suspense, caso contrário, a crianças não "desliga".

A saúde física da criança também deverá ser observada, visto que tais problemas poderão interferir na qualidade do sono. Como por exemplo, a que respira pela boca (respirador oral) tenderá a ter um sono mais agitado.

Não devemos esquecer e sempre levar em consideração a importância de a criança, desde bebê, dormir em seu berço ou cama e se possível em seu próprio quarto.

Não habituá-la a dormir com luz acesa ou outro artifício, como por exemplo, panos, bonecos, chupeta entre outros, acreditando nisso como segurança, pois a tendência e gerar dependência.

Se a criança demonstrar dificuldade para pegar no sono, observar o seu dia (a rotina da criança), pois ela deverá começar a desacelerar por pelo menos duas horas antes de dormir.

Um banho com sabonete aromático relaxante também pode ajudar. Lembre-se que estes banhos que antecedem o sono não podem ser estimulantes, e, principalmente em se tratando dos bebês, não colocar brinquedos ou mesmo brincar, pois isso favorece o despertar.

As luzes e os sons, de maneira geral, deverão diminuir na casa para que a criança possa perceber que chegou o momento de relaxar e ir para cama dormir.

Os responsáveis devem evitar oferecer alimentos ou bebidas estimulantes próximo ao horário de a criança dormir, como por exemplo, chocolate, refrigerantes, chás com cafeína e café.

A privação de sono poderá acarretar dificuldades na capacidade de atenção, memória, criatividade e funções motoras. Além de aspectos relacionados à saúde propriamente dita, como por exemplo, o hormônio do crescimento, pois sua produção ocorre durante o sono.

Crianças que não dormem bem, muitas vezes serão confundidas como hiperativas, já que a falta de sono, geralmente, causa irritabilidade e dificuldade para manter atenção, assim como a memorização dos fatos aprendidos.

Dificuldade no sono pode atrasar o desenvolvimento das crianças, além de provocar alteração de humor e a prejudicar diretamente nas atividades do dia-a-dia, devido à sonolência.


Quem é a colunista: Raquel Caruso
O que faz: Coordena três unidades da Clínica Multidisciplinar EDAC - Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico, em São Paulo, e atua nas áreas de Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade. Ministro palestras, cursos e supervisões nestas áreas.
Pecado gastronômico: massas em geral, como boa descendente de Italianos.
Melhor lugar do Brasil: Natal (Rio Grande do Norte) e Amazonas (encontro das águas)
Fale com ela: edac@edac.com.br


Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte