Guia da Semana

Cuidados com os primeiros dentinhos

Consultar o dentista é fundamental para garantir dentes fortes e saudáveis

Foto:Getty Imagens


Os dentes começam a se formar na sexta semana de gestação, por isso, os hábitos da mãe podem afetar os dentinhos do neném. Para uma boa dentição, a gestante precisa ingerir quantidade suficiente de minerais, vitaminas e proteínas, a odontopediatra Dra. Célia Baldrigue diz que a receita é simples, basta ter "bons hábitos alimentares e acompanhamento odontológico".

A visita ao dentista é importante até mesmo para garantir uma gestação segura. Alguns estudos mostram que partos prematuros e desequilíbrio hormonal em bebês podem estar relacionados a problemas na gengiva da gestante, por isto, a consulta é necessária. Caso a gestante tenha feito um acompanhamento pré-natal com o dentista, a primeira visita do neném pode ser quando começam a surgir os dentinhos.

Além de cuidar da boca da futura mamãe, o dentista ainda ensina alguns cuidados sobre a maneira exata de higienizar a boca do bebê. Segundo a odontopediatra Dra. Célia Baldrigue, sempre, após cada mamada, é preciso limpar com uma gaze língua, bochechas e gengivas do bebê, "a mãe pode enrolar uma gaze no dedo e molhar em água filtrada". Já a odontologista Katharina Cardoso recomenda que a mãe passe uma solução com água oxigenada 10 volumes, na proporção de um copo americano de água para uma colher de chá de água oxigenada.

De qualquer modo, este procedimento é necessário, o leite que fica na boca ajuda na proliferação de fungos e bactérias, causando problemas como a candidíase bucal e o sapinho. Mesmo após as mamadas noturnas é preciso limpar a boca do bebê, por isto, Dra. Célia recomenda que as mães evitem amamentar seus filhos durante a noite, já que, no meio da madrugada, é difícil encontrar disposição para fazer a higienização.

Por volta do 6º mês costumam aparecer os primeiros dentes, são os dois incisivos inferiores centrais, que ficam na frente, situados na parte de baixo. Porém, há um intervalo entre o crescimento dos demais dentes e a arcada só fica completa quando nascem os últimos molares, aqueles dentes largos no fundo da boca; então, a criança fica com 20 dentes de leite. É importante que os pais fiquem atentos, se o filho não tiver dente algum até os 13 meses, pode estar com algum probleminha e precisa de tratamento.

A chegada dos primeiros

Quando os dentes começam a romper a gengiva, é natural a criança sentir coceiras, dores e irritação, levando a perda do apetite. Mordedores podem ajudar e são recomendados porque caso a criança não tenha um objeto próprio para morder, ela vai colocar qualquer outra coisa na boca. Este hábito pode causar diarréia e outras doenças. A odontopediatra recomenda especialmente os que são feitos em gel e devem ser mantidos na geladeira, pois o frio diminui a dor e o desconforto.

De leite

O incômodo vai diminuindo e é hora de cuidar dos dentinhos. No mercado há escovas próprias para limpeza dos primeiros dentes, elas têm cabeças pequenas e arredondadas, com cabo longo. "É muito importante prestar atenção ao cabo longo, assim, fica mais fácil para os pais ou responsáveis limparem com precisão a boca da criança". Os pequenos só devem começar a escovar os dentes sozinhos quando tiverem coordenação motora o bastante.

Para seus pacientes, Dra. Célia não recomenda o uso de creme dental comum até os 5 anos de idade, pois, as crianças costumam engolir a pasta, que é rica em flúor. Grandes quantidades desta substância podem causar a fluorose, surgimento de manchas esbranquiçadas nos dentes permanentes. Mesmo em crianças pequenas, a dentição adulta já está em formação, e, apesar de serem provisórios, os dentes de leite têm papel fundamental na saúde bucal posterior.

Sobre eles, Dra. Katharina ainda ressalta a importância do cuidado adequado, "Vale lembrar que o dente de leite não serve apenas como dentição de transição, é ele que estimula o crescimento e mantêm espaço para a formação da arcada permanente. Se não houver cuidado com os dentes de leite podem surgir cáries. Se a cárie evolui nesses dentes, podem causar canal, contaminação e até afetar a dentição permanente".

O Medo

Em seu consultório, Dra. Célia diz que recebe muitas crianças com os dentes cariados e eventualmente o tratamento de canal é necessário. Nesta hora, o profissional deve ter cuidado para não assustar o paciente durante o procedimento, pois, agulhas e brocas causam medo no pequeno.

Normalmente, crianças temem o dentista, simplesmente, porque não sabem o que é o dentista. Se os pais falarem sobre a importância de cuidar da saúde e como o odontologista pode ajudar, dificilmente encontrarão resistência ou birra de seus filhos no momento de visitar o consultório. Mas, em casa, os adultos podem atrapalhar e criar o pavor, por exemplo, quando contam histórias ruins sobre dentistas ou usam a clássica frase "se você não se comportar, vou te levar para tomar injeção".

Especialista

O odontopediatra associa psicologia e odontologia, é um dentista especializado que entende a mente infantil e sabe como deixar a criança tranqüila e segura. É o caso de Dra. Célia, fazendo brincadeiras, ela consegue a colaboração de seus pacientes. Um diferencial deste profissional é poder se ajustar no universo infantil. A doutora usa brinquedos e programa suas consultas para que não sejam longas demais. Além disto, ela também tem mais trato na hora ganhar a simpatia das crianças e convencê-las a largar um mal-hábito, a chupeta.

Dica

A doutora recomenda que, quando estiver próximo do aniversário da criança, os pais proponham a troca "Eu vou te comprar aquele presente, mas a dona da loja não quer dinheiro, ela quer uma chupeta! Posso dar a sua para ela?". Deste modo o pequeno vai ter a iniciativa de deixar a chupeta.

Fontes

Dra. Celia Baldrigue
Odontopediatra
Telefone: (11) 2966-0136

Dra. Katharina Cardoso Peixoto
Odontologista
Credenciada pela Dentalpar, Assistência Odontológica
Telefone: (11) 5094-4000

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte