Guia da Semana

Foto: Getty Images


"Pai/mãe, não enche!". É comum falarmos (ou pensarmos) isso quando achamos que nossos pais estão exagerando nas preocupações e recomendações: não faça isso, não chegue tarde, não fale com estranhos... Ou ainda as famosas perguntas: aonde você vai? Com quem? Que horas volta? Leva um casaco? Tudo isso pode ser muito chato e nem sempre conseguimos entender que é instinto materno e paterno de proteção.

Já falei e repito: ter filhos não é fácil. A gente só reclama e dá trabalho! Quando nascemos, somos aquele bebezinho frágil, molinho e totalmente dependente dos pais. E por anos permanecemos precisando deles para tudo, inclusive para tomar decisões sobre nós mesmos, como a roupa que usamos, a escola que estudamos ou pra onde viajamos nas férias (com eles, claro).

Mas a gente cresce e começa a tomar conta da própria vida. Deve ser difícil para um pai e uma mãe ver seu filho - aquele bebê, aquela criança, aquele pré-adolescente - se tornar um jovem independente, que escolhe suas roupas (nem sempre do gosto deles), a escola ou faculdade que vai fazer (nem sempre a que eles acham melhor) e para onde viajar (definitivamente sem eles).

É claro que a gente não tem nada a ver com isso. O processo de crescimento e amadurecimento é natural, e não é mais fácil para nós do que é para nossos pais, cada um é afetado de uma forma. Nós precisamos aprender a andar sozinhos, enquanto nossos pais precisam aprender a nos deixar seguir.

Ainda assim, enquanto morarmos na casa deles e não pagarmos nossas contas devemos satisfações e precisamos respeitar algumas regras (por mais absurda que elas possam parecer). Isso fica mais fácil se tentarmos entender um pouco o lado deles, para quem sabe relevar os excessos e perceber que, por trás das preocupações e recomendações, existe um carinho enorme e um medo gigante de que a gente sofra ou se machuque.

Quem é o colunista:Fernanda Carpegiani - Uma jovem enérgica que aproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata Frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.