Guia da Semana



Na minha época a gente dependia do rádio, da TV, das revistas e dos jornais para saber o que estava acontecendo no mundo do cinema, da música e da cultura em geral. A gente ficava nas mãos de quem formava opinião e só tinha acesso ao que era divulgado. Mas, com a internet, isso tudo virou de cabeça pra baixo.

Hoje, a rede mundial permite ouvir as músicas de uma banda de garagem do outro lado do mundo, assistir a um filme lançado bem antes de você ter nascido ou rever uma série que marcou sua infância. Na verdade, a web coloca você em contato com praticamente toda a cultura do mundo. O difícil agora é descobrir as coisas que gostamos no meio dessa enchorrada de informação. Felizmente, a rede mundial tem muitos sites que nos ajudam nessa empreitada.

Se o seu negócio é música, você pode participar da rede social Last.FM, que tem opção de exibição em português. A brincadeira consiste em criar uma conta e baixar um programinha que manda o nome de toda música que você escutar no seu computador para o site. Assim você pode ver gráficos das canções que mais escutou, das bandas mais ouvidas na semana e acompanhar diversas outras estatísticas.

Mas o mais legal do Last.fm é que você pode adicionar seus amigos e ver o que eles estão ouvindo naquele momento. Conforme a sua conta armazena o que você ouve, o Last.fm vai criando uma lista de vizinhos, ou seja, de gente com gosto musical parecido com o seu. Assim, se você curte Ivete Sangalo, Jonas Brothers e Justin Timberlake, por exemplo, certamente vai achar um outro maluco com o gosto igualzinho ao seu. O site oferece informações sobre músicas e bandas, além de listas de artistas parecidos. Assim, se você está na página do Radiohead, vai encontrar links para coisas como Blur, Muse, Interpol e Coldplay.

Se você gosta de ver clipes, uma boa idéia é criar uma conta no Youtube. Os novos recursos do famoso site permitem marcar os vídeos favoritos e criar listas de reprodução. O legal de fazer isso é que o site usa essas informações e os vídeos que você viu ultimamente para criar uma lista de recomendações, que aparece na página inicial. É como se você assistisse a um programa de videoclipes feito especialmente para você, de acordo com o seu gosto.

Para os viciados mesmo, há os bancos de dados na web. Em matéria de filmes, nada supera o Internet Movie Data Baser. O site tem tudo sobre cinema e televisão. Basta digitar o nome do filme lá para saber a nota dele de acordo com os visitantes, ficha técnica, nome do diretor, dos atores e muito mais. Já quando se trata de música o lugar para pesquisar é o All Music. No endereço, dá para encontrar a história de uma banda e o nome dos membros, além da listagem de todos os discos dela. Infelizmente, porém, tanto o Allmusic como o IMDB estão disponíveis apenas em inglês. Pelo menos por enquanto.

E isso é só a pontinha do iceberg. Se você quiser ficar sempre por dentro, pode usar as comunidades do Orkut, baixar podcasts especializados, ler blogs que falam sobre o assunto que mais te interessa ou apelar para o bom e velho Google. Está tudo aí, à nossa disposição. Não tem desculpa para não aproveitar.

Leia também:

? Quadrinhos nas Telonas

? O Japão é Aqui

? Brinquedos que Viraram Games

Quem é o colunista: : Robinson Melgar, não estudou e por isso ganha a vida escrevendo sobre informática. Seu sonho é virar a maior autoridade em cinema de sua rua.

O que faz: é jornalista.

Pecado gastronômico: x-calabresa.

Melhor lugar de São Paulo: Rua Augusta.

Acesse o site dele: www.morfina.com.br.

Atualizado em 6 Set 2011.