Guia da Semana

Cultura na web

Agora não tem mais desculpa para não se manter informado. Na internet, você pode encontrar de tudo!



Na minha época a gente dependia do rádio, da TV, das revistas e dos jornais para saber o que estava acontecendo no mundo do cinema, da música e da cultura em geral. A gente ficava nas mãos de quem formava opinião e só tinha acesso ao que era divulgado. Mas, com a internet, isso tudo virou de cabeça pra baixo.

Hoje, a rede mundial permite ouvir as músicas de uma banda de garagem do outro lado do mundo, assistir a um filme lançado bem antes de você ter nascido ou rever uma série que marcou sua infância. Na verdade, a web coloca você em contato com praticamente toda a cultura do mundo. O difícil agora é descobrir as coisas que gostamos no meio dessa enchorrada de informação. Felizmente, a rede mundial tem muitos sites que nos ajudam nessa empreitada.

Se o seu negócio é música, você pode participar da rede social Last.FM, que tem opção de exibição em português. A brincadeira consiste em criar uma conta e baixar um programinha que manda o nome de toda música que você escutar no seu computador para o site. Assim você pode ver gráficos das canções que mais escutou, das bandas mais ouvidas na semana e acompanhar diversas outras estatísticas.

Mas o mais legal do Last.fm é que você pode adicionar seus amigos e ver o que eles estão ouvindo naquele momento. Conforme a sua conta armazena o que você ouve, o Last.fm vai criando uma lista de vizinhos, ou seja, de gente com gosto musical parecido com o seu. Assim, se você curte Ivete Sangalo, Jonas Brothers e Justin Timberlake, por exemplo, certamente vai achar um outro maluco com o gosto igualzinho ao seu. O site oferece informações sobre músicas e bandas, além de listas de artistas parecidos. Assim, se você está na página do Radiohead, vai encontrar links para coisas como Blur, Muse, Interpol e Coldplay.

Se você gosta de ver clipes, uma boa idéia é criar uma conta no Youtube. Os novos recursos do famoso site permitem marcar os vídeos favoritos e criar listas de reprodução. O legal de fazer isso é que o site usa essas informações e os vídeos que você viu ultimamente para criar uma lista de recomendações, que aparece na página inicial. É como se você assistisse a um programa de videoclipes feito especialmente para você, de acordo com o seu gosto.

Para os viciados mesmo, há os bancos de dados na web. Em matéria de filmes, nada supera o Internet Movie Data Baser. O site tem tudo sobre cinema e televisão. Basta digitar o nome do filme lá para saber a nota dele de acordo com os visitantes, ficha técnica, nome do diretor, dos atores e muito mais. Já quando se trata de música o lugar para pesquisar é o All Music. No endereço, dá para encontrar a história de uma banda e o nome dos membros, além da listagem de todos os discos dela. Infelizmente, porém, tanto o Allmusic como o IMDB estão disponíveis apenas em inglês. Pelo menos por enquanto.

E isso é só a pontinha do iceberg. Se você quiser ficar sempre por dentro, pode usar as comunidades do Orkut, baixar podcasts especializados, ler blogs que falam sobre o assunto que mais te interessa ou apelar para o bom e velho Google. Está tudo aí, à nossa disposição. Não tem desculpa para não aproveitar.

Leia também:

? Quadrinhos nas Telonas

? O Japão é Aqui

? Brinquedos que Viraram Games

Quem é o colunista: : Robinson Melgar, não estudou e por isso ganha a vida escrevendo sobre informática. Seu sonho é virar a maior autoridade em cinema de sua rua.

O que faz: é jornalista.

Pecado gastronômico: x-calabresa.

Melhor lugar de São Paulo: Rua Augusta.

Acesse o site dele: www.morfina.com.br.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte