Guia da Semana

Cursos para crianças

Aproveite a curiosidade natural das crianças para ensinar noções de matemática e português por meio de tarefas simples

Foto: Getty Images


À medida que a competição e listas de espera para as melhores escolas aumentam, a exposição educacional para os pais de crianças pequenas começa a ser prioridade. Um número crescente de famílias está matriculando suas crianças em idade pré-escolar em programas de estímulo à primeira infância.

Pesquisas confirmam a importância da educação neste período. Programas educacionais que apoiam as práticas efetivas de aprendizado resultam em um impacto importante no desenvolvimento intelectual e social da criança, que são críticos para o sucesso de sua futura carreira acadêmica.

Cursos extracurriculares de alta qualidade, que proporcionam um currículo desafiante, porém acessível, oferecem às crianças o desenvolvimento das habilidades de Comunicação, Criatividade e Pensamento Crítico. Com a orientação da professora, elas respondem ao desafio com entusiasmo e adquirem habilidades e conceitos importantes que os prepararam para entrar no ambiente formal das escolas. 

Muitos pais e educadores também acreditam que matricular as crianças em programas voltados para a primeira infância ajuda a cultivar confiança, promove liderança, crescimento pessoal e estimula o amor por aprender por toda a vida.

As crianças são naturalmente inquisitivas e curiosas. Os primeiros anos da infância são uma janela de oportunidade para os pais tomarem proveito em impulsionar a resposta da criança ao aprendizado.  Os próprios pais podem iniciar o processo com seus filhos, em casa, desde a mais tenra idade. Veja alguns exemplos:

- Estabeleça um horário diário para ler com seu filho. Faça pausas após curtos períodos de tempo e perguntas para ver se ele está entendendo. Comece com perguntas básicas como: "De que cor era o coelho?". Então teste com perguntas mais difíceis como: "Você acha que são que horas agora? Você pode me dizer?".

- Antes de ler um livro novo que seu filho ainda não conhece, peça que ele olhe as figuras e diga o que vê. Peça que seja descritivo e que use suas palavras (vocabulário). Ele pode contar a história só com as figuras (criatividade)? Então leia o livro para ele. Como foi sua habilidade de raciocínio dedutivo?

- Finalmente, ao ler com uma criança, aponte para cada palavra à medida que está lendo. Isso faz com que fique consciente de como seus olhos precisam seguir a estrutura da frase, parando na pontuação, e virando a página do livro. Além disso, sempre apresente a criança ao autor do livro e ao ilustrador.

 - Introduza conceitos de Matemática, fazendo com que seu filho lhe ajude a contar objetos enquanto dirige ou anda pela rua, cozinhar para aprender frações, participar de compras no supermercado para aprender sobre moeda e determinar tempo para atividades, mostrando como o relógio funciona e o conceito de tempo.

- Socialização também pode ter um grande impacto sobre o desenvolvimento intelectual em sala de aula. Organize brincadeiras com diferentes crianças para encorajar seu filho a ser um líder e também um seguidor. Dê-lhes itens que incentivam a sua criatividade em construir ou decorar em equipe. Não só algo intelectual irá aparecer como também habilidades de trabalho em equipe e liderança.


Leia a coluna anterior de Ana Paula Harley:

Brinquedos educativos

Quando ela aparece
  

Quem é a colunista: Mulher, profissional, amiga, companheira e uma felicissíma mãe de gêmeos!

O que faz: Empresária, franqueadora master da rede de cursos infantis FasTracKids.

Pecado gastronômico: Comida CHO-CO-LA-TE em todas as formas e variedades!

Melhor lugar do mundo: minha casa... e Nova York em segundo lugar!

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Maria Rita (se sozinha), Beatles (se com os gêmeos... Santo Guitar Hero! rs).

Fale com ela: http://admin.guiadasemana.com.br/anapaula@fastrackids.com. Você pode falar com ela pelo twitter ou acessando seu site.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte