Guia da Semana

Foto: Getty Images


À medida que a competição e listas de espera para as melhores escolas aumentam, a exposição educacional para os pais de crianças pequenas começa a ser prioridade. Um número crescente de famílias está matriculando suas crianças em idade pré-escolar em programas de estímulo à primeira infância.

Pesquisas confirmam a importância da educação neste período. Programas educacionais que apoiam as práticas efetivas de aprendizado resultam em um impacto importante no desenvolvimento intelectual e social da criança, que são críticos para o sucesso de sua futura carreira acadêmica.

Cursos extracurriculares de alta qualidade, que proporcionam um currículo desafiante, porém acessível, oferecem às crianças o desenvolvimento das habilidades de Comunicação, Criatividade e Pensamento Crítico. Com a orientação da professora, elas respondem ao desafio com entusiasmo e adquirem habilidades e conceitos importantes que os prepararam para entrar no ambiente formal das escolas.

Muitos pais e educadores também acreditam que matricular as crianças em programas voltados para a primeira infância ajuda a cultivar confiança, promove liderança, crescimento pessoal e estimula o amor por aprender por toda a vida.

As crianças são naturalmente inquisitivas e curiosas. Os primeiros anos da infância são uma janela de oportunidade para os pais tomarem proveito em impulsionar a resposta da criança ao aprendizado. Os próprios pais podem iniciar o processo com seus filhos, em casa, desde a mais tenra idade. Veja alguns exemplos:

- Estabeleça um horário diário para ler com seu filho. Faça pausas após curtos períodos de tempo e perguntas para ver se ele está entendendo. Comece com perguntas básicas como: "De que cor era o coelho?". Então teste com perguntas mais difíceis como: "Você acha que são que horas agora? Você pode me dizer?".

- Antes de ler um livro novo que seu filho ainda não conhece, peça que ele olhe as figuras e diga o que vê. Peça que seja descritivo e que use suas palavras (vocabulário). Ele pode contar a história só com as figuras (criatividade)? Então leia o livro para ele. Como foi sua habilidade de raciocínio dedutivo?

- Finalmente, ao ler com uma criança, aponte para cada palavra à medida que está lendo. Isso faz com que fique consciente de como seus olhos precisam seguir a estrutura da frase, parando na pontuação, e virando a página do livro. Além disso, sempre apresente a criança ao autor do livro e ao ilustrador.

- Introduza conceitos de Matemática, fazendo com que seu filho lhe ajude a contar objetos enquanto dirige ou anda pela rua, cozinhar para aprender frações, participar de compras no supermercado para aprender sobre moeda e determinar tempo para atividades, mostrando como o relógio funciona e o conceito de tempo.

- Socialização também pode ter um grande impacto sobre o desenvolvimento intelectual em sala de aula. Organize brincadeiras com diferentes crianças para encorajar seu filho a ser um líder e também um seguidor. Dê-lhes itens que incentivam a sua criatividade em construir ou decorar em equipe. Não só algo intelectual irá aparecer como também habilidades de trabalho em equipe e liderança.


Leia a coluna anterior de Ana Paula Harley:

Brinquedos educativos

Quando ela aparece

Quem é a colunista: Mulher, profissional, amiga, companheira e uma felicissíma mãe de gêmeos!

O que faz: Empresária, franqueadora master da rede de cursos infantis FasTracKids.

Pecado gastronômico: Comida CHO-CO-LA-TE em todas as formas e variedades!

Melhor lugar do mundo: minha casa... e Nova York em segundo lugar!

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Maria Rita (se sozinha), Beatles (se com os gêmeos... Santo Guitar Hero! rs).

Fale com ela: http://admin.guiadasemana.com.br/[email protected]. Você pode falar com ela pelo twitter ou acessando seu site.

Atualizado em 6 Set 2011.