Guia da Semana


Foto: Divulgação

A animação Charlie e Lola, exibida no canal Discovery Kids, foi adaptada para os palcos ingleses e teve seus direitos adquiridos no Brasil pelo casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck

Abrem-se as cortinas do teatro. O garoto Guilherme, 4 anos, vibra ao ver de perto e ao vivo o personagem Charlie, protagonista da série Charlie e Lola, exibida no Discovery Kids. Assim como ele, outras crianças sentem o mesmo fascínio e lotam o Teatro das Artes, em São Paulo, para poder ver os ídolos da TV materializados no palco. De olho nessa tendência, produtoras e canais de televisão por assinatura transformam animações de sucesso em megaespetáculos e invadem as principais capitais do país, levando o público infantil à loucura.

Entre os programas exibidos na TV que já foram adaptados para os palcos teatrais estão Backyardigans, Hi-5, LazyTown, Ben 10, Pinky Dinky Doo e Homem-Aranha. Sempre repletos de efeitos especiais e com diversos elementos para encantar os espectadores, os shows acontecem principalmente nas férias ou em datas especiais. Em outubro, para comemorar o Dia das Crianças, chega ao Brasil o espetáculo Um Mundo Para Explorar, protagonizado pelo cachorrinho Doki, um dos líderes de audiência do Discovery Kids.

Novo produto

Foto: Divulgação

Durante as férias de julho, Backyardigans, animação infantil exibida na Discovery Kids, ganhou adaptação teatral e alcançou sucesso de bilheteria em São Paulo e no Rio de Janeiro

Para Fernando Ramos, gerente de Family Show da Time For Fun, empresa responsável por realizar os principais megaeventos infantis, a extensão da televisão para os palcos é algo comportamental, já que a criança passa muito tempo assistindo à televisão. "Hoje em dia, principalmente nas grandes cidades, a rotina da criança é, na maioria das vezes, escola, casa, internet e televisão por assinatura. A partir daí, o programa se transforma em um sucesso e alcança grandes índices de audiência. Então, surge o show, pois, devido à demanda, esse produto também vai ser altamente procurado", explica.

Segundo Ramos, a sensação de encontrar um ídolo da TV é cativante e garante o sucesso de bilheteria. "A criança pode ver aquele personagem em casa e ao vivo. Em uma temporada de Backyardigans, por exemplo, vendem-se entre 15 e 25 mil ingressos em dois ou três finais de semana. Há números concretos que mostram o tamanho do sucesso de cada produto", diz. Porém, não são todos os desenhos que podem ser transformados em espetáculos. "Nós sempre procuramos apresentar os eventos que estão na crista na onda junto à garotada, que comprovadamente têm uma boa audiência e possuem um licenciamento agressivo", afirma.

Outro hit do público infanto-juvenil que recentemente foi adaptado aos palcos foi Isa TKM, a novela teen da Nickelodeon. O musical sobre a primeira temporada do programa ficou em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo, com ingressos esgotados para todas as apresentações. "Novela para jovens tem uma grande demanda e faz muito sucesso. Os capítulos não têm uma ordem e são diários, o que desperta uma maior identificação com os personagens", diz Jimmy Leroy, vice-presidente de conteúdo da Nickelodeon.

Foto: Divulgação

Isa TKM, novela teen exibida no canal pago Nickelodeon, estendeu o sucesso das telinhas aos palcos brasileiros

É hora do show

Para satisfazer e entreter os filhos, os pais não têm escolha e muitas vezes são convocados pelos pequenos a ir ao teatro. É o caso do empresário Nilton Vitarelli, que sempre leva o filho Guilherme a espetáculos baseados em sucessos da telinha. "Toda manhã meu filho liga a televisão para ver os desenhos dos canais pagos. Quando há alguma peça inspirada em programas, ele mesmo pede para ir, pois adora esses shows", conta.

O publicitário Sid Andrade também sempre vai com o filho de 4 anos a montagens desse gênero. "Sempre que surge a oportunidade de mostrar ao vivo os personagens que ele vê na televisão eu o levo para que ele possa vê-los de outro ângulo. Quando a criança vê um ídolo da TV no teatro, faz a relação direta e sente-se próxima daquele ser admirado por ela", afirma.

Atualizado em 6 Set 2011.