Guia da Semana

Em alguns, ele dói, em outros, passa despercebido. A crença popular diz que os desajuizados costumam sofrer muito com o crescimento do dente do siso, enquanto os mais sensatos nem sentem. A verdade é que ele só é conhecido por dente do juízo porque nasce por volta dos 18 anos.

Também conhecidos como terceiros molares, eles nascem um em cada canto da boca. São os últimos a nascer, por isso podem causar muito incômodo. Atualmente, é muito comum extraí-los antes mesmo de crescerem, para evitar transtornos futuros. O dentista Alexandre Augusto Amaral dos Anjos explica que hoje em dia as pessoas sofrem mais com o dente do siso por causa da alimentação: "Antigamente, as pessoas comiam coisas mais duras, não eram tantos alimentos cozidos como atualmente. Com a mastigação, a mandíbula se desenvolvia mais e havia espaço para o dente crescer".

A falta de espaço pode fazer com que o dente não rompa a gengiva e fique incluso. Outro problema é quando ele cresce torto, na horizontal, e não aparece inteiro. "Nesses casos, nós recomendamos a extração, pois o paciente sofre com inflamação da gengiva e dor", explica o dentista. Mas não pense que o procedimento é simples. No caso do dente incluso, é necessário uma cirurgia para quebrar o osso e tirá-lo de lá de dentro. Se estiver parcialmente visível, pode entortar os outros dentes na tentativa de abrir espaço.

Os quatro sisos costumam crescer na mesma época, mesmo que não seja possível vê-los. "Alguns demoram mais a aparecer, pois a barreira pode ser mais difícil de romper de um lado do que de outro, mas um raio-x mostrará que eles estão no mesmo estágio de desenvolvimento", explica o doutor. A ordem da extração é o paciente que escolhe. Ele pode optar por tirar os quatro de uma vez, mas o sofrimento é maior. São pelo menos três dias de repouso e nenhum alimento sólido.

Letícia Mendes, 19 anos, já extraiu os quatro, primeiro os do lado direito e três meses depois, os do lado esquerdo. Os sisos estavam entortando os outros dentes e atrapalhando o trabalho do aparelho fixo que ela usa. A anestesia foi local e as cirurgias duraram menos de uma hora cada. Uma semana depois, ela voltou ao consultório para tirar os pontos: "A minha recuperação foi rápida, fiquei um dia de repouso, não inchou nem infeccionou", conta.

Alguns sortudos não sofrem com o dente do juízo. Isso acontece pela falta do germe dental que o faz crescer, mas não significa necessariamente que a pessoa não terá nenhum. Pode faltar só o superior direito, ou o dois inferiores, etc. Mas se essas pessoas têm juízo ou não, é outra história.

Cuidados no pós-operatório:
?Repouso ?Alimentos quentes ficam fora do cardápio ?Nem pensar em mastigar do lado da cirurgia ?Nada de exercícios físicos ?Medicação: antibiótico e antiinflamatório
Serviço:
Dentista - Dr. Alexandre Augusto Amaral dos Anjos

Atualizado em 6 Set 2011.