Guia da Semana


"A principal vantagem do curso online é a facilidade. Posso manter minhas atividades profissionais e cursar uma outra faculdade sem precisar me deslocar pela cidade, por exemplo. Outra vantagem é ter me ajudado, ou melhor, ter me obrigado a ser mais organizado. Sem disciplina não funciona. Sinto falta de uma interação "ao vivo" com colegas e professores. Além disso, não vivenciamos o ambiente universitário. Outra desvantagem é que alguns professores, por não conviverem diretamente com os alunos ou por deficiência em sua formação, não se dedicam como deveriam. Não exigem, não cobram, não estimulam e propõe tarefas e textos sem qualidade. Nesses momentos a interação entre os alunos é que salva o curso. No site da universidade existe um portal onde estão disponibilizados textos e exercícios de cada disciplina, além disso participamos de chat e fóruns com os professores e colegas onde trocamos informações e debatemos assuntos relacionados ao conteúdo. Somos avaliados pela participação nos fóruns e chat e também por provas presenciais."
César Pazzinato- Cursa pedagogia online na Universidade Uninove e Cursou Biologia na PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)


"Muito se lê que para fazer um curso on-line o aluno tem de ter disciplina, horários para estudo, etc. Sem dúvida alguma. É óbvio que os horários são muito flexíveis. Como eu trabalhava até as 22h duas vezes na semana, não estudava naqueles dias. Por muitas vezes deixei acumular todas as aulas da semana para serem lidas e respondidas no final de semana, por motivos vários. Mas mais importante do que a disciplina, em minha opinião, o aluno de um curso on-line tem de ser curioso. As aulas são muito ricas, conteúdo extenso, convidam o aluno a pesquisar muito. As desvantagens de um curso on-line se encontram, em grande parte, no perfil do aluno. O curso não é efetivo para aquela pessoa que está acostumada a "levantar a mão" para sanar uma dúvida. O curso on-line exige uma maior independência por parte do aluno no que tange à aquisição de conhecimento. Também considero uma desvantagem o preconceito que ainda existe em relação a esse curso. Muitos ainda acham que o que é ensinado num curso on-line está muito aquém de um curso presencial. Grave engano!Mas as vantagens são muitas! Para mim, o fato de eu poder ter o meu próprio ritmo de trabalho, não ter de aguardar os mais lentos ou correr atrás dos mais rápidos é excelente. Simplesmente não perco tempo!" Maria Rita Vital Cintra-formada pelo Curso Superior Seqüencial On-line Gestão e Planejamento em Marketing e Vendas na Anhembi Morumbi em 2006

Atualizado em 6 Set 2011.