Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


Antes, o frio avisava quando estava para chegar e as estações do ano eram mais definidas. Hoje em dia, esta incerteza pode trazer repercussões na saúde de adultos e especialmente crianças que sejam mais sensíveis às mudanças de clima.

Sempre que chega esta época, nos preocupamos com os problemas respiratórios que o frio pode provocar: resfriados, inflamações e infecções de garganta e ouvidos, crises de bronquite, pneumonias e outros.

As crianças que freqüentam as escolinhas e berçários, quer seja pelo clima, quer seja pelo contato com outras crianças que adoecem, costumam sofrer mais nessa época do ano. Um conselho: a não ser que seja por absoluta indicação de seu pediatra, não retire seu filho da escola por causa disso. Esta é uma situação passageira e, se seu filho adoece na escolinha, ele pode, também, adoecer em casa, pelo contato com outras pessoas doentes.

Entretanto, para as pessoas sensíveis, o frio pode trazer outros tipos de problemas que não estamos habituados a esperar: dificuldades no sono com posições viciosas para dormir levando a dores nas costas, menos sede com conseqüente intestino mais preso, por exemplo.

A baixa umidade no ar (clima mais seco) gera maior dificuldade na dispersão de poluentes, provocando ressecamento nos olhos, na boca e na pele levando a rachaduras e até sangramento.

Além disso, no frio, ficamos mais quietos, menos alegres, menos sociais. E mesmo as crianças, que não podem brincar "lá fora" por causa do frio, ficam mais indóceis e mais irritadas, dentro de casa.

Mas há pessoas que gostam do frio e que não são afetadas por esta estação, inclusive sentindo-se melhor e mais dispostas, mais alegres e outras nem adoecem. As pessoas são diferentes e únicas.

A homeopatia, como uma especialidade médica que visa cuidar da saúde do indivíduo como um todo, está atenta a estas diversas formas de reagir de cada um de nós e pode ser de grande valia, também neste clima, buscando o equilíbrio para evitar, curar ou atenuar as doenças que nos acometem, especialmente as crianças, nesta época.

Foto:Sxc.hu
Lembre-se: nenhum tipo de tratamento tem valor sem uma alimentação adequada, uma boa higiene, vacinação em dia e a busca constante de uma qualidade de vida satisfatória.

E para concluir, como diz o ditado conhecido por muitos: "de médico e de louco todos nós temos um pouco". Assim, apesar da tentação, nunca se auto-medique e nem medique seus filhos, nem com alopatia e muito menos com homeopatia, sem antes conversar com seu médico.

Mesmo com todos os recursos tecnológicos modernos, com a facilidade que a internet nos proporciona, prevenir continua sendo melhor do que remediar.

Quem é o colunista: Dr. Yechiel Moises Chencinski
O que faz: Médico pediatra e homeopata
Pecado gastronômico: Brownie da padaria Bella Paulista quente com sorvete de creme
Melhor lugar de São Paulo: Qualquer lugar num feriado prolongado (Avenida Paulista, por exemplo)
Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.