Guia da Semana

É festa julina, sim "sinhô"!

Não aproveitou o quanto devia as festas juninas? Não dançou quadrilha, nem tomou quentão? Está triste, pois agora só ano que vem? Engano seu. As festas julinas vêm aí...

Devotos ou não dos santos homenageados no mês de junho (Santo Antônio, São João e São Pedro), milhares de pessoas se reúnem para celebrar as tradições caipiras. Com o cardápio típico de doces, salgados e bebidas, como quentão, vinho-quente, pipoca, pé-de-moleque, cuscuz, não tem como recusar o convite, mesmo que música sertaneja não seja o seu ritmo preferido. Mais do que a comilança e a diversão, as festas possibilitam reencontros e a confraternização de famílias inteiras, amigos de infância que não se vêem há muito tempo; a hora certa para você colocar as fofocas em dia e comentar o que o tempo fez com as pessoas.

Eta mês cheio de festas! E você estudando, em ritmo final de provas e trabalhos no colégio ou na faculdade, nenhum final de semana sobrando para se divertir. Calma! São realmente tantas festas que um mês só não satisfaz. O sucesso das festanças juninas fez com que as comemorações se estendessem para o mês de julho, por isso existem as chamadas festas julinas, que também contam com quadrilhas, comidas e bebidas típicas, e roupas caipiras.

As fogueiras, as barracas de pesca, o correio elegante para aqueles que são tímidos, a cadeia para aqueles que são vingativos, quadrilhas e o casamento caipira são os ingredientes da animação. Lembre-se: você está em férias! Qualquer lugar aonde você for haverá festas e o preço do ingresso compensa por demais.

As melhores dicas para que você não caia em uma roubada são:

? Festas de todas as unidades do SESC, principalmente as do Sesc Ipiranga que vão até 1º/7;
? Festas das paróquias São Luís Gonzaga (Vila Pereira Barreto), onde R$1 é o preço do vinho quente e do quentão, e da Igreja do Calvário (Pinheiros), que vão até 8/7;
? Festas dos clubes Palmeiras (Água Branca) e Portuguesa (Canindé). Nesta última o ingresso é o mais caro (R$10 para sócios e estudantes), porém, há shows de grupos famosos.

Dois meses só é pouco para tanta diversão! Para quem for viajar nessas férias e não tiver tempo de ir às festas julinas, que venham as "agostinas"! Como brasileiro é festeiro, sô!

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte