Guia da Semana

Devotos ou não dos santos homenageados no mês de junho (Santo Antônio, São João e São Pedro), milhares de pessoas se reúnem para celebrar as tradições caipiras. Com o cardápio típico de doces, salgados e bebidas, como quentão, vinho-quente, pipoca, pé-de-moleque, cuscuz, não tem como recusar o convite, mesmo que música sertaneja não seja o seu ritmo preferido. Mais do que a comilança e a diversão, as festas possibilitam reencontros e a confraternização de famílias inteiras, amigos de infância que não se vêem há muito tempo; a hora certa para você colocar as fofocas em dia e comentar o que o tempo fez com as pessoas.

Eta mês cheio de festas! E você estudando, em ritmo final de provas e trabalhos no colégio ou na faculdade, nenhum final de semana sobrando para se divertir. Calma! São realmente tantas festas que um mês só não satisfaz. O sucesso das festanças juninas fez com que as comemorações se estendessem para o mês de julho, por isso existem as chamadas festas julinas, que também contam com quadrilhas, comidas e bebidas típicas, e roupas caipiras.

As fogueiras, as barracas de pesca, o correio elegante para aqueles que são tímidos, a cadeia para aqueles que são vingativos, quadrilhas e o casamento caipira são os ingredientes da animação. Lembre-se: você está em férias! Qualquer lugar aonde você for haverá festas e o preço do ingresso compensa por demais.

As melhores dicas para que você não caia em uma roubada são:

? Festas de todas as unidades do SESC, principalmente as do Sesc Ipiranga que vão até 1º/7;
? Festas das paróquias São Luís Gonzaga (Vila Pereira Barreto), onde R$1 é o preço do vinho quente e do quentão, e da Igreja do Calvário (Pinheiros), que vão até 8/7;
? Festas dos clubes Palmeiras (Água Branca) e Portuguesa (Canindé). Nesta última o ingresso é o mais caro (R$10 para sócios e estudantes), porém, há shows de grupos famosos.

Dois meses só é pouco para tanta diversão! Para quem for viajar nessas férias e não tiver tempo de ir às festas julinas, que venham as "agostinas"! Como brasileiro é festeiro, sô!

Atualizado em 6 Set 2011.