Guia da Semana

Foto:Getty Imagens


É muito gratificante receber o ser pequenino que chega mudando tudo, mas que amaremos incondicionalmente durante toda a vida.

Porém, as jornadas de trabalho acumuladas e a rotina familiar têm gerado, em algumas pessoas, sentimentos contraditórios. De tanto amor e de tanto desejar o melhor, mamães têm se preocupado e se questionado cada vez mais: "Devo ser mais ou menos autoritária?", "conservadora ou liberal?"; "Preparar para a vida? Mas ele é tão indefeso, e este mundo está tão doido...", "será que sou boa mãe?", "estarei dando o suficiente para ele?", "está na hora de entrar no ballet, judô, natação, ioga, tênis, Kumon, futebol... mas ele vai dar conta de tudo isso?".

E de tantas preocupações, acabam por não perceber que o tempo está passando e que podem estar perdendo momentos simples e mágicos de pura ternura, do dia a dia dos pequenos. Pensar no futuro e investir nele é importante e essencial, pois nele cabem muitos sonhos, todos maravilhosos!

Mas ao pensar no futuro pintando-o como difícil e competitivo, baseando-se no que pode "dar errado", podemos estar desperdiçando a felicidade do presente e talvez, ensinando nossos filhos a serem assim, um tanto pessimistas, sempre preocupados com o futuro como se o pior estivesse por vir.

Que tal tentarmos enxergar o mundo com o olhar puro e simples das crianças? E tentar viver, nem que seja por alguns momentos, desse modo?

Quem é que não tem guardados na memória momentos sublimes de sua infância, de pura ternura com os pais? E as muitas peraltices que até hoje provocam risos ao serem lembradas na mesa do almoço de domingo?

É preciso apreciar os momentos felizes que vêm naturalmente, momentos que serão tão importantes para a criança, que ficarão guardados eternamente na memória. Assim como os "seus" momentos felizes de infância estão guardados na sua.

Descobrir, dia-a-dia, novas características de sua personalidade ainda em formação, partilhar as descobertas e pequenas conquistas. Ser cúmplice de pequenas peraltices, admirar seu sorriso maroto e ampará-lo nas pequenas derrotas, ensinando-o a reerguer-se.

Emocionar-se diante daquela gargalhada gostosa, achar graça nas palavras "tortas" e pela metade, em suas primeiras frases e pequenos discursos para o mundo.

Vamos, enfim, simplesmente ser mães, curtir cada momento acreditando que estamos seguindo o caminho correto. Desejando viver muito para poder ver e acompanhar a realização de todos os sonhos de nossos pequenos.

A maternidade é uma dádiva, é pura luz, alegria e emoção. E deve ser vivida com todos os sentimentos de felicidade e tranqüilidade. Simples assim!

Quem é a colunista: Cláudia Fernanda Venelli Razuk
O que faz: Coordenadora Pedagógica do Colégio Itatiaia
Pecado Gastronômico: chocolate
Melhor Lugar de São Paulo: o bairro em que moro (paraíso). É bonito e tem tudo por perto.
Para Falar com Cláudia: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.