Guia da Semana

Foto: Getty Images


Uma grande discussão surge quando perguntamos qual o real papel da escola: informar ou formar? Na verdade, esses dois aspectos caminham juntos. Uma escola, ainda mais nos dias de hoje, tem uma função muito maior do que passar conhecimentos. Ela deve ter clara a sua participação na formação da criança.

Um aluno que chega não só em busca de conhecimentos, mas também com expectativas que superam as informações contidas nos livros didáticos, consegue ter uma percepção diferenciada sobre o conteúdo. Por meio do mundo informatizado, tudo ou quase tudo de que ele precisa fica ao seu alcance e pode ser explorado.

Mas nada supera a relação interpessoal que se estabelece em uma sala de aula! Neste ambiente temos emoção, leitura corporal, entendimento do que um olhar quer dizer, enfim, aspectos que lá na frente fazem a diferença.

A formação social da criança se inicia no convívio familiar. Com o início da rotina escolar, diante de pessoas diferentes, a criança precisa se adaptar ao ambiente e ainda aprender a se relacionar com as outras pessoas.

Neste momento, a presença do educador é fundamental para ajudar na formação do aluno, porque a maior parte do seu tempo é dedicada à escola, praticando tudo o que aprende em casa com seus colegas, professores e funcionários.

Logo, nós, como educadores, precisamos ter em mente a importância do nosso papel (por mais que não pareça), pois não somos apenas agentes transmissores de conteúdos, mas também formadores de opinião e coadjuvantes na evolução dos nossos alunos.

Enfim, hoje não basta a escola transmitir conhecimento. Ela precisa também capacitar seus alunos para que eles possam ir além do que apenas a informação permite. Uma criança respeitada, com certeza, será um adulto capaz de transformar, criar, participar, ser feliz!


Quem é a colunista: Uma pessoa que adora ajudar os outros, amiga, emotiva e ama a sua profissão. Agir e não apenas falar.

O que faz: Sou coordenadora do Ensino Fundamental I e II do Colégio Itatiaia.

Pecado gastronômico: Chocolate.

Melhor lugar do mundo: Qualquer lugar com quem eu amo (marido, família e amigos).

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Maria Gadú.

Fale com ela: www.colegioitatiaia.com.br.


Atualizado em 11 Fev 2014.