Guia da Semana




Após passar por mudanças na forma de aplicação e estrutura da prova, o Enem 2010 ainda é uma grande surpresa para os vestibulandos. Para acabar com as dúvidas e receios, a editora Abril lançou uma coleção de vinte apostilas que auxiliarão os adolescentes. Encontrado em todo o país, o primeiro caderno da série já está à venda nas bancas por apenas R$ 9,90.

Abaixo, o Guia da Semana destaca algumas das principais novidades da prova deste ano. Confira!

- Ao contrário dos anos anteriores, quando a realização da prova ainda não era obrigatória, em 2010, todos os alunos matriculados na rede pública devem participar do novo teste.

- Previstas para começar em 15 de junho, as inscrições para o Enem poderão ser realizados em até um mês. O valor da prova é de R$ 35 e, como nos anos anteriores, alunos da rede pública e estudantes de baixa renda estão isentos da cobrança. Para fazer a prova, tenha em mãos o CPF e dirija-se a agência dos correios ou da Receita Federal mais próxima.

- Segundo os organizadores do Enem, a prova deverá reunir 200 perguntas de múltipla escolha e uma redação, divididas em quatro grupos: 50 testes de linguagens e redação, 50 de ciências humanas, 50 de ciências da natureza e 50 de matemática. O estudante teria duas horas e meia para fazer cada prova, além de uma hora e meia para a redação, totalizando 11 horas e meia de provas em dois dias. Após críticas, no último dia 21/5, o ministério disse pretender diminuir o número para 160 ou 180 questões.Além disso, o MEC informou que os exercícios de múltipla escolha poderão ter pesos diferentes conforme o nível de dificuldade dos testes.

- Os resultados das quatro provas de múltipla escolha serão divulgados em 4 de dezembro, enquanto o resultado final será publicado apenas em 8 de janeiro.


Atualizado em 6 Set 2011.