Guia da Semana

Foto: Getty Images


Nada de decoreba. Datas soltas, fórmulas ao léu, nomes e sobrenomes também não. Para ir bem no Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio) é preciso raciocinar logicamente, interpretar as ocasiões e as questões apresentadas, interligar disciplinas e usar a experiência cotidiana para enfrentar situações-problema.

Muito mais do que uma prova, o Enem é um teste que avalia o quanto os candidatos conseguem aplicar na prática tudo o que aprenderam na escola. Um teste de sabedoria e raciocínio. Ou seja, não adianta decorar, é preciso realmente saber.

Este ano, mais de 4,6 milhões de jovens farão o Enem, que será realizado em duas etapas: dias 6 e 7 de novembro. O Exame será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

A Prova I traz em seu conteúdo língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e proposta de redação. Já na Prova II, os alunos terão que solucionar questões de matemática. A prova III é composta por história, geografia, filosofia e sociologia, e a Prova IV aborda química, física e biologia.

Avaliação

O Enem terá cinco notas diferentes: uma para cada prova, todas com o mesmo peso, e outra para a redação, que será corrigida por dois especialistas. A nota final da redação será a média entre essas duas notas.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página da instituição até o segundo dia útil após a realização das últimas provas.

Porquê fazer

Além de ser um termômetro para os vestibulandos avaliarem suas aptidões e dificuldades, o Enem é utilizado por muitas instituições de ensino superior como uma ferramenta complementar ou alternativa ao vestibular, podendo até ser a única forma de acesso às vagas. Os resultados das provas também são utilizados na seleção para o ProUni (Programa Universidade Para Todos).

O Enem é, ainda, uma maneira para obter a certificação de conclusão do Ensino Médio, conforme legislação vigente e critérios das Secretarias de Educação e dos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para obter a certificação o candidato deve ter 18 anos completos até a data da primeira prova do Enem 2010 e atingir o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas e 500 pontos na redação.

Dicas

O professor e coordenador geral do Curso e Colégio Etapa Edmilson Motta deu algumas dicas sobre a prova:

O professor e coordenador geral do Curso e Colégio Etapa Edmilson Motta deu algumas dicas sobre a prova:

O foco do Exame é a interpretação dos textos, avaliação por competência e habilidades. É saber tirar informação de um texto, de um gráfico, de uma tabela, de um quadro, etc;

É importante estar atento a fatos da atualidade, como política e cenário internacional;

Pegue provas anteriores e tente fazer dentro do horário;

A atenção do aluno é decisiva no desempenho, que depende muito da leitura. O Enem exige atenção durante um período muito longo;

Redação: É uma dissertação argumentativa. Apresentam um problema e é preciso argumentar uma possível solução para ele. Seguindo a linha de raciocínio: é ideal montar um texto linear, com início, pontos importantes sobre o tema e conclusão.

Também é importante prestar atenção no preenchimento do gabarito: pode-se deixar tudo para o final da prova, sem esquecer de reservar tempo suficiente para isso.

Atualizado em 6 Set 2011.