Guia da Semana

Foto: Stck.Xchng

As férias chegam e as duas possíveis reações que temos também. A primeira é de uma súbita felicidade pelo descanso sonhado por um semestre inteiro de estudo, trabalhos, correria, acordar cedo, dormir cedo, correr atrás de matéria, querer chutar o emprego, etc. A segunda é a de quebra da rotina, aquela preguiça de descansar (hein?), a saudade que dá dos amigos que vão viajar, do (a) namorado (a) que talvez viaje com os pais, das babaquices e a diversão da escola, faculdade ou academia.

Programar-se nas férias depende do bolso, da paciência e da boa vontade, tanto sua quanto dos amigos e dos pais. Não é sempre que dá pra passar as férias saindo todo dia, gastando horrores com baladas, barzinhos e consumações absurdas que a noite não cansa de cobrar. Um cineminha aqui, um teatro ali, uma voltinha no parque mais próximo podem ser legais para quebrar a rotina e dar uma economizada. Almoços, churrascos, tardes de DVD e noites de pijama e "acampamento" na casa dos amigos também são boas oportunidades de gastar pouco e garantir a diversão. Ler um livro também seria bom. (Não gosta de ler? Pegue um gibi ou uma revista.) Aproveite as bibliotecas da cidade, escolha o seu autor preferido, teste novos autores e aumente um pouquinho o seu conhecimento. Isso tudo se você não for viajar.

Agora... Se dinheiro não for problema para você (sinta-se feliz por ser um dos raros brasileiros sem esse problema!), fica mais fácil diversificar a programação. Surgindo uma oportunidade de viagem, seja com amigos, primos, namorado(a), não pense duas vezes: fugir do "ambiente" no qual você sofreu por seis meses é bom para esclarecer idéias, mudar a paisagem e reestruturar-se para mais um semestre. Se estiver em fase de cursinho então, melhor ainda. Nada de estudar nas férias! Aproveite para descansar a cabeça e o físico para voltar com força total para o segundo round.

Se seus pais decidirem passar uma semana na casa de campo de algum amigo, na praia (com frio ainda, olha que delícia...), na casa da avó no interior do fim do mundo e resolverem levar-lhe a tiracolo, legal. Às vezes não custa fazer um agrado a eles, por mais que seja chato ficar longe da "civilização", da internet, dos acontecimentos da sua turma. É só não esquecer o carregador do celular e levar uns troquinhos, afinal até nos confins do universo você vai achar uma lan house pra dar uma fuçadinha vez ou outra. Se eles forem viajar e deixarem você sozinho, ou porque você trabalha, ou porque você não quer ir, primeiro fique feliz por eles serem legais, depois combine algo com os amigos, uma pizza, piquenique em casa, qualquer coisa que divirta e saia da rotina.

O importante nesse tempo de folga é ter criatividade e juntar fôlego para encarar o resto do ano, de preferência, conseguindo ficar em pé!

Quem é a colunista: Uma pessoa multiuso, mais do que esponja de aço.
O que faz: Come, dorme, escreve e tenta ser uma pessoa responsável...
Pecado gastronômico: Gorduras trans com muita mostarda.
Melhor lugar do Brasil: Ao lado de quem valha a pena estar.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.