Guia da Semana

Ensinamento dos astros

O Guia da Semana reuniu tudo o que você precisa saber sobre astrologia em duas matérias especiais para você ficar por dentro de tudo o que acontece no seu horóscopo

Foto: Getty Images

No Ocidente, o zodíaco mais usado é o ocidental, mas também existe o chinês e védica

Muita gente só consegue começar realizar suas tarefas do dia após conferir, em seu horóscopo, o que os astros reservam para as próximas 24 horas. Mesmo aqueles que dizem não acreditar nessa coisa de signos não perdem a chance de dar uma espiada na seção de horóscopo do jornal ou da revista para saber o que pode acontecer com a vida amorosa, amigos, família, estudos ou trabalho.

Mas, às vezes, aparecem uns termos tão específicos que acabam criando mais confusão do que solucionando os problemas. Ler que a Lua está passando pelo seu setor de recolhimento, enquanto o Sol ocupa o setor 5, por exemplo, é a mesma coisa que falar grego para muita gente.

Para acabar com essas incógnitas, o Guia da Semana entrevistou dois astrólogos renomados que esclareceram tudo para você entender o que seu horóscopo quer lhe revelar.

Para esclarecer melhor as terminologias e dar dicas de como descobrir alguns elementos do seu zodíaco, dividiremos as orientações em duas partes. Nesta reportagem, você vai descobrir o que é um zodíaco, como desvendar seu signo solar e até seu ascendente. Confira!


Na representação do zodíaco, aparece todos os signos com seus respectivos elementos

Zodíaco

"É uma espécie de faixa circular de 360 graus, existente no céu, e que inclui as órbitas da Lua e dos planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Assim, as divisões do zodíaco representam as constelações na astronomia e os signos na astrologia", explica o esotérico Daniel Atalla.

Há três tipos diferentes de astrologia - ocidental, chinesa e védica - e, assim, interpretações diferentes para cada zodíaco. "O zodíaco mais utilizado por nós é o ocidental, por estarmos em um país do Ocidente, que carrega uma identidade cultural típica", informa Daniel.

O astrólogo João Bidú revela que o zodíaco solar é mais fácil de entender e isso favorece a identificação com as pessoas. Ele acrescenta que o significado da palavra zodíaco é 'roda dos animais', denominação que tem a ver com a representação simbólica dos signos, associados a animais.

Cada signo do zodíaco possui suas características particulares e diferenciadas, além de ter um dos quatro elementos - água, ar, terra e fogo - e um planeta regendo suas forças astrais. João Bidú comenta sobre todos, no quadro abaixo.
Áries: é o primeiro signo, pertence ao elemento fogo, é regido pelo planeta Marte, que é o astro da paixão. Dinamismo, coragem e iniciativa são as principais características. Por ser o primeiro, adora começar as coisas, tem um jeito bem impetuoso e não pensa duas vezes para tomar decisões.

Fotos: Getty Images
Áries: é o primeiro signo, pertence ao elemento fogo, é regido pelo planeta Marte, que é o astro da paixão. Dinamismo, coragem e iniciativa são as principais características. Por ser o primeiro, adora começar as coisas, tem um jeito bem impetuoso e não pensa duas vezes para tomar decisões.

Touro: o seu elemento é terra, por isso, é mais pé no chão. Governado pelo planeta Vênus - o astro do amor - adora viver bem, com conforto e dá valor para tudo que é belo. Tem uma natureza mais tranquila e esbanja charme, porém é bastante ciumento.


Gêmeos: pertence ao elemento ar e é regido por Mercúrio. Signo versátil, curioso e sociável, faz amizades num instante, pois é o mais comunicativo do zodíaco. Tem um jeito simpático, jovial, inquieto e espirituoso.



Câncer: o quarto signo é do elemento água e governado pela Lua, astro das emoções. Tem uma ligação muito forte com a família, o lar e dá muita importância ao passado. Para este signo, recordar é viver. É muito sensível e romântico. Não economiza carinho com as pessoas que estima.


Leão: pertence ao elemento fogo e é regido pelo Sol, que intensifica o magnetismo deste signo. Possui uma personalidade extrovertida, é alegre e gosta de estar no centro das atenções. Costuma ser generoso, leal, amar a vida, mas ser bem orgulhoso.



Virgem: é regido pelo elemento terra e pelo planeta Mercúrio. Metódico, ordeiro e disciplinado, tem um jeito exigente e crítico, assim sempre procura fazer as coisas com todo capricho. Procura a perfeição. É discreto, humilde e não gosta muito de aparecer.


Libra: é o sétimo signo, tem o planeta Vênus como regente e é do elemento ar. Gentil, charmoso e sociável, preza o amor, as amizades e não curte solidão. Adora agradar as pessoas e é considerado o diplomata do zodíaco por sua natureza ponderada e conciliadora.


Escorpião: pertence ao elemento água e é regido por Plutão. É considerado o mais misterioso do zodíaco por sua natureza reservada. Possui uma forte percepção, esbanja sensualidade e tem um jeito dominador. Não teme desafios e gosta de investigar tudo que desperta seu interesse.


Sagitário: é regido pelo elemento fogo e seu planeta é Júpiter, que é considerado o astro da prosperidade e da expansão. Confiante e otimista, este signo sempre procura enxergar o lado bom de tudo. Curte aventuras, viagens, mudanças, horizontes novos e tem um forte espírito de liberdade.

Capricórnio: é do elemento terra e tem como astro regente o planeta Saturno. É responsável, perseverante e também muito prudente. Não gosta de correr riscos ou se envolver em algo que possa ameaçar sua estabilidade emocional, profissional ou material.


Aquário: este signo pertence ao elemento ar e é governado pelo planeta Urano, o mais revolucionário dos astros. Tem um jeito imprevisível, é cabeça aberta e está sempre à frente do seu tempo. Gosta de coisas modernas, é idealista, ama os amigos, mas não tolera preconceitos.


Peixes: é o último signo e pertence ao elemento água. Governado por Netuno, tem uma personalidade dócil, esbanja imaginação e demonstra muita ternura. Intuitivo, percebe as coisas no ar. Também é romântico, sonhador, sensível e gosta de ajudar as pessoas. Porém, nem sempre quer encarar a realidade.

Signo Solar

"O signo solar que o Sol se encontrava em um determinado signo na data do nascimento da pessoa", esclarece Atalla. O signo solar vai contribuir para formação da personalidade, porém, aliado a um conjunto de fatores, inclusive às características de cada signo.

Já as casas solares - ou casas astrológicas - se dão pela divisão das 24 horas do dia em 12 partes, cada uma ligada a um dos 12 signos do zodíaco, segundo Daniel Atalla.  Porém, como há variações de horários constantes entre o nascer e o por do sol, a divisão não é feita em partes iguais.

João Bidú acrescenta que cada signo tem relação com uma determinada casa astral, já que o Sol passa por todos os signos ao longo do ano, e as casas acabam sendo associadas aos setores da vida. Ele ainda explica que é simples descobrir o posicionamento do Sol em uma casa solar, conferindo o período de regência do Sol nos signos para saber onde ele está passando em determinada época do ano (confira no quadro abaixo).

Quando o astro-rei percorre determinados signo e casa astral, ele evidencia as características deste signo e os assuntos desta casa. "Sendo eu de Escorpião, em que casa astral está o Sol no dia 29 de março, por exemplo? É só contar a partir de Escorpião, sabendo que nesse dia, o Sol está em Áries. Vamos lá! Escorpião, casa 1; Sagitário, casa 2; Capricórnio, casa 3; Aquário, casa 4... até chegar a Áries, que representa a 6ª casa astral de Escorpião", exemplifica Bidú.

 Signo Solar/ Casa Astral
 Período
 Áries - Casa 1  21 de março a 20 de abril
 Touro - Casa 2
 21 de abril a 20 de maio
 Gêmeos - Casa 3  21 de maio a 20 de junho
 Câncer - Casa 4  21 de junho a 21 de julho
   Leão - Casa 5
 22 de julho a 22 de agosto
   Virgem - Casa 6  23 de agosto a 22 de setembro
  Libra - Casa 7  23 de setembro a 22 de outubro
 Escorpião - Casa 8 23 de outubro a 21 de novembro
   Sagitário - Casa 9
22 de novembro a 21 de dezembro
 Capricórnio - Casa 10  22 de dezembro a 20 de janeiro
 Aquário - Casa 11  21 de janeiro a 19 de fevereiro
 Peixes - Casa 12
 20 de fevereiro a 20 de março

Ascendente

É comum as pessoas perguntarem o signo e, na sequencia, o seu ascendente. Mas muita gente não sabe como faz para descobri-lo e, às vezes, nem mesmo o que significa o termo. Para começo de conversa, ascendente é o signo que está no horizonte no exato momento do nascimento da pessoa, de acordo com Daniel Atalla.

"O ascendente implica na forma como o mundo exterior nos vê e na maneira como nos apresentamos, muitas vezes, até para esconder o nosso verdadeiro eu. O ascendente reflete não só a personalidade que os outros acham que você possui, mas também quem você gostaria de ser, além das habilidades e dos talentos que você estará desenvolvendo por toda vida", elucida o esotérico.

Para descobrir qual o ascendente do seu signo, é preciso saber o horário exato e o local de nascimento. "No entanto, não é um cálculo viável para ser feito por leigos. É melhor buscar ferramentas na internet que realizam essa equação automaticamente", alerta Atalla.

Agora que você já sabe o que é ascendente, signos solares e zodíaco, veja na última parte do guia de astrologia os mistérios que existem em volta dos decanatos, planetas e dignidades. Não perca!



Atualizado em 11 Fev 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte