Guia da Semana

Foto: Getty Images


Antes mesmo de nascer, na 8ª semana de gestação, o bebê já desenvolveu o tato, mas, até a 12ª semana não é capaz de sentir dor. Sons e gostos diferentes começam a ser percebidos na 20ª semana.

O modo como a gestante interage com o mundo afeta a vida do bebezinho que está se formando. Sons, odores e sabores passam da mãe para o filho. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que o feto sente o sabor daquilo que mãe ingere. Esta informação fica guardada no inconsciente do bebê e influi na aceitação de alimentos no futuro.

Sobre isto, o ginecologista Dr. Jorge Nakashima explica que através do sangue a mãe alimenta o bebê, portanto, o que está em sua corrente sangüínea vai para o filho, "se a mãe comeu abacaxi, o feto também estará se alimentando com abacaxi. Com as drogas e os medicamentos ocorre o mesmo". Apesar de a placenta filtrar muita coisa, doenças, hormônios e certas substâncias conseguem passar e chegar ao bebê.

Tristeza, tensão e alguns cuidados

Foto: Getty Images
A gravidez é um período que une sentimentos contraditórios como esperança, felicidade, ansiedade e medo. A mulher vê sua vida, seu corpo e seus hormônios mudando bruscamente. Nesta confusão, ela pode produzir substâncias ligadas ao stress, introspecção e depressão.

Stress é um estado de alerta provocado pela liberação do hormônio cortisol. Quando ocorre por um curto período, é normal e saudável, só vira um problema caso dure um longo tempo. Suas características são alterações na respiração e nos batimentos cardíacos. E, durante a gestação, pode até levar a um parto prematuro e má formação do bebê.

Quando o feto é exposto a situações de tensão, seu organismo se defende de algum modo. Esta informação fica registrada em seu inconsciente. Assim, quando a criança for exposta ao stress na vida cotidiana, tende a repetir a mesma atitude que teve quando estava dentro do útero. Isto pode resultar em problemas como hiperatividade, déficit de aprendizagem ou descontrole emocional.

Amor e felicidade

A vida afetiva da mulher tem forte impacto na sua gestação, por isso, o ideal é que ela tenha alguém que lhe acompanhe e dê apoio. Segundo a estudiosa Denise Gurgel, "pai, mãe e bebê formam um triângulo", mulher não deve passar por esta experiência sozinha.

É importante ressaltar que quem tem um histórico de depressão possui mais propensão ter problemas emocionais durante a gravidez, portanto, precisa prestar mais atenção.

Gurgel afirma que sensações boas e ruins são repassadas ao feto. Portanto, para ter uma gravidez saudável, a mulher deve se manter tranqüila e praticar exercícios, com autorização de seu médico. Atividades físicas estimulam a produção de substâncias que provocam bem-estar e relaxamento. Caso seja uma gravidez de risco, a mulher pode buscar massagens, meditação ou treinar sua respiração, assim ela consegue relaxar e melhora a situação do bebê.

Fontes:

Jorge Fujio Nakashima, ginecologista, especialista em medicina oriental - telefone: (11) 4521-3297
Denise Gurgel, Fisioterapeuta, estudiosa de neuropediatria - telefone: (11) 7697-9398
Flavor Programming During Infancy. Pediatrics - Dra. Julie Mennella, Monell Chemical Senses Center
news.bbc.co.uk.

Atualizado em 6 Set 2011.