Guia da Semana

Foto: Getty Images


Com muita energia, as crianças não gostam de ficar paradas e poucas são as que conseguem ficar mais de dez minutos concentradas em frente à TV assistindo a um desenho. Hiperativas, elas inventam brincadeiras e, quando sozinhas, aprontam algumas travessuras.

Preocupados em não deixar os filhos no ócio e em estimular o desenvolvimento deles sem deixar a brincadeira de lado, pais procuram cada vez mais lugares com serviços especializados para seus rebentos.

De parques educativos a academias voltados para os pequenos, o mercado oferece variedade para entreter e educar os pequerruchos.

Cantinho especial

Conceito importado dos Estados Unidos e adaptado no Brasil, muitos ambientes proporcionam programas que mantém as crianças ocupadas, ajudando a desenvolver o físico, psicomotor e social de cada um. Lugares como a My Gym, Bem Me Quer Sports e Steps, em São Paulo, e Despertar Baby, no Rio de Janeiro, criaram aulas adequadas para cada idade.

Com uma rotina repleta de atividades e obrigações, o estresse torna-se sintoma comum em muitos baixinhos. Pensando nisso a academia Bem Me Quer, voltada para crianças de 2 a 12 anos, oferece atividades para cada perfil. Para as muito tímidas eles incentivam a prática de esportes coletivos, que estimula o contato social; para as mais inseguras, a natação, o circo e a ginástica artística, que incitam o desafio; já o judô e o balé para os mais ativos, que requer concentração. "Para as crianças de 2 a 4 anos, as atividades são bem lúdicas, desse modo elas aprendem sem perceber, pois através de diferentes jogos e brincadeiras, elas desenvolvem o gosto pelo esporte", diz Rosana Gregório Ferraz, coordenadora da BMQ Sports.

Foto: Divulgação


Todos os esportes são bem aceitos pelas crianças e a Bem Me Quer dá a liberdade de cada um escolher e experimentar o que mais lhe atrair. Luma Ferraz Ferreira, 6 anos, é um desses casos. A menina iniciou suas atividades fazendo balé, mas logo mudou para o judô. "Eu gosto mais do judô, que é onde eu aprendo e pratico mais", diz.

Foto: Divulgação


Com alunos de apenas 6 semanas, a My Gym tem aulas com base nos movimentos da ginástica olímpica. O método desenvolve habilidades físicas e os benefícios incluem o aumento da resistência corporal, equilíbrio, coordenação e habilidades motoras. "Uma criança que se conhece e se sente bem sobre ela mesma terá um grande salto em seu desenvolvimento físico e intelectual", afirma Thais Japequino, diretora executiva e responsável pela chegada da My Gym no Brasil. A academia foi se aperfeiçoando para a criação de aulas adequadas para cada idade (são nove turmas separadas por idade). Todas as aulas têm duração de uma hora, exceto as turmas Fraldinhas (de 6 semanas a 6 meses), e Pequeninos (de 7 a 13 meses). As mães acompanham as crianças até completarem três anos e três meses.

Foto: Divulgação


Com um espaço para bebês e crianças brincarem e aprenderem, a proposta da Despertar Baby é ajudar no desenvolvimento dos pequenos. As mães participam junto dos filhos nas atividades, mas o lugar também conta com recreadores que usam quebra-cabeça, fantoches e livros para ajudar no desenvolvimento dos aluninhos. Para pimpolhos na faixa dos três anos, há aulas de judô e balé.

Foto: Divulgação


Usando o conceito de Centro de Desenvolvimento e Educação Infantil, a Steps atua em duas áreas distintas e abrange a faixa etária de 3 meses a 5 anos de idade. Há dois tipos de programas: o Baby Lounge, espaço dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de crianças de 3 meses a 4 anos, e o Programa Sementinha, que funciona mais como uma pré-escola, oferecendo uma proposta pedagógica que atende as necessidades das crianças a partir de 1 ano e meio.

No Baby Lounge os pequenos precisam estar acompanhados por um responsável e as modalidades oferecidas são as de movimento, música e arte. Cada atividade é semanal e tem duração de 45 minutos. Já o Sementinha procura promover o desenvolvimento da criança oferecendo uma alternativa ao padrão formal escolar de atividades diárias. Lá as crianças têm uma frequencia semanal, com períodos de três horas e turmas reduzidas entre 8 e 12 alunos, com duas professoras.

Preocupação também com os alimentos

Depois das atividades e do aprendizado, uma boa alimentação é o que repõe a energia desses baixinhos. Na Bem Me Quer é servido um almoço elaborado por nutricionista com muita verdura, frutas e suco.

Na Steps Baby Lounge, por exemplo, os alunos têm dois momentos de lanche. O primeiro é o Ateliê dos Saberes, onde, para incentivar as crianças a conhecer novos sabores, um momento de degustação é criado e os pequenos experimentam verduras e frutas, como erva doce, mandioquinha e macarrão bifum. No segundo momento, é a hora do Ateliê dos Sabores, hora em que a comida é servida de maneira saudável, nutritiva e balanceada. Um dos cardápios da semana é suco de cacau com kuinua, suco de laranja e manga.


Os Cantinhos
Bem Me Quer Sports

My Gym

Steps Baby Lounge

Despertar Baby



Atualizado em 1 Dez 2011.