Guia da Semana




Encarada muitas vezes como obrigação, as aulas de educação física podem se tornar um grande incômodo para aqueles menos interessados em atividades esportivas. Consideradas repetitivas, desinteressantes e militaristas, o índice de rejeição atinge um quarto dos alunos, segundo pesquisas relacionadas ao assunto. Por isso, o Guia da Semana busca algumas dicas para que as aulas sejam compreendidas de uma nova maneira.

Para Luiz Henrique Rodrigues, coordenador de educação física da escola Castanheiras, em São Paulo, o modelo de aplicação da matéria passa por um processo de transformação em seus métodos. Segundo o especialista, diferente do passado, hoje a disciplina tem como objetivo atender às necessidades do aluno, de acordo com suas dificuldades, habilidades e limites.

Para melhor adaptação, o especialista destaca algumas iniciativas que podem ser fundamentais para o seu desempenho em aula.
Confira!

- Entrar em contato com seu professor e propor a ele a possibilidade de um diálogo. Este será o momento onde vocês poderão tratar sobre as suas necessidades, os seus receios e sobre como tornar a aula mais agradável por meio dos esportes que mais te interessam.

- Se permita conhecer as atividades desenvolvidas em aula. Buscar, dessa forma, algo que seja de seu interesse e assim ter uma nova compreensão a respeito do conteúdo aplicado.

- O convívio social pode ser uma ajuda importante nesta fase de adaptação à disciplina. Reunir os amigos de classe e, em conjunto desenvolver a prática dos exercícios, será fundamental para que as dificuldades encontradas nas aulas sejam amenizadas.

Atualizado em 6 Set 2011.