Guia da Semana

Foto: Getty Images


Em pleno século 21, quando há muita informação para as crianças e muita concorrência no mercado de trabalho, observo frequentemente pais preocupados em estimular ao máximo seus filhos, como que os preparando para uma vida adulta competitiva e frenética.

Os estímulos são sim muito importantes para a formação da criança e quanto mais, melhor. A questão é que há uma grande confusão sobre como, quanto, quando e o quê estimular. É fundamental o cuidado para não pular "fases", antecipando aprendizagens, comportamentos e abreviando etapas importantes da infância, como o "brincar".

Há uma busca pelos estímulos envolvendo "conteúdos escolares" como pais querendo antecipar a alfabetização, por exemplo, que sentam em casa com seus filhos e "brincam" de ensinar e aprender letras... Pode até ser válido, se o interesse da criança for genuíno e se a situação não for forçada. Mas não é isso que garantirá a excelência no desenvolvimento de seu filho, visto que essa situação apenas antecipa algo que acontecerá naturalmente.

Tenham em mente, papais e mamães, que este tipo de ensino cabe à escola, que se bem escolhida, o fará com grande competência. O estímulo adequado deve enfocar "vivências" importantes, principalmente as que são menos acessíveis no dia-a-dia dos pequenos.

Deve-se pensar em passeios ligados à natureza para a criança que mora em apartamento. Outros envolvendo convívios sociais para o filho único ou a criança que ainda não vai à escola. Passeios a livrarias e exposições despertam a curiosidade pela leitura e pelas artes plásticas. Explorar as idas ao supermercado é excelente, quando a criança participa do processo de organização da lista, da escolha dos produtos e até, dependendo da idade, de comparação de preços.

Sentar com seu filho para a disputa de jogos de tabuleiro, que em suas variedades atingem todas as idades e objetivos pedagógicos, é muito bom, pois além do estímulo próprio de cada jogo, ainda permitem momentos agradáveis de união familiar.

Que tal convidar seu melhor amigo e toda a família para um almoço em um restaurante que ofereça uma culinária diferente, como a tailandesa, por exemplo? É uma forma de conhecer um pouco da cultura do país, além de estimular o paladar experimentando novos sabores. Viagens a lugares diferentes também oferecem muita riqueza de informações.

Incentive seu filho a ter autonomia, ser independente, seguro, ter iniciativa, saber lidar com os erros, pois estes o ensinarão a acertar. A ser forte na medida certa, mas também saber aceitar quando necessitar de ajuda.

Estimule-o a participar das situações do cotidiano pensando em formas variadas de solucionar pequenos problemas: "Puxa, a torneira está pingando muito, como poderemos resolver isso? Não tem leite para colocar no bolo, e agora?". Vivenciando essas situações, ele criará o hábito de procurar pensar de várias formas e tentar resolver as situações com praticidade, flexibilidade e criatividade - que é o que se espera de um profissional do século 21 no mercado de trabalho!

Tudo isso se faz nas situações de rotina. Na era da Internet, o conhecimento chegará naturalmente a seu filho, mas as atitudes é que o conduzirão pela vida. A própria criança vai demonstrar suas capacidades. Não a subestime, mas também não force situações.

Observe, respeite, mas não compare com outras crianças. Se necessário, pesquise sobre cada etapa de aprendizagem. Em um ambiente de amor e estímulos adequados, com pais presentes dando carinho e mensagens de incentivo, a criança evoluirá naturalmente. Escolha atividades que sejam gratificantes para toda a família, que dêem prazer, pense que deve ser algo que "faça a diferença".

Agora pense e não esqueça: quando foi a última vez que seu filho tomou um banho de chuva em um dia de verão? E quando foi que vocês prepararam um bolo juntos? Já subiu em uma árvore ou confeccionou e soltou uma pipa?

Não esqueça que seus filhos, na correria da vida e na busca incessante por estímulos, podem estar perdendo momentos importantes dos primeiros anos de vida, pois eles precisam brincar! E certas brincadeiras ensinam mais que mil letrinhas!

Estimule, sim, mas sem perder de foco a beleza da infância.

Quem é a colunista: Cláudia Fernanda Venelli Razuk
O que faz: Coordenadora Pedagógica do Colégio Itatiaia
Pecado Gastronômico: chocolate
Melhor Lugar de São Paulo: o bairro em que moro (paraíso). É bonito e tem tudo por perto.
Para Falar com Cláudia: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.