Guia da Semana

Foto: Stck.Xchng

Já pensou em se apaixonar por aquele seu super amigo, lindo e cheiroso, que está com você nos melhores lugares, com as melhores conversas? Aquele que você confia seus segredos e ele confia a você os dele?

Isso não é difícil de acontecer e se já aconteceu não se sinta culpada, afinal, uma boa parte dos relacionamentos começam como uma boa amizade. E uma boa amizade pode render momentos maravilhosos, seja falando bobeira, comendo muito, alguns carinhos e porque não algumas noites ´calientes´.

Algumas atitudes estranhas, muitas vezes até inconscientes, podem declarar em que estágio da palavra gostar você está. Saiba se você está ou não gamada por ele:

? Você se pega acessando o Orkut do bendito de hora em hora e fica seguindo as perguntas e respostas dos scraps, ou você fica mordida de raiva porque ele apaga as mensagens?
? Você fica alguns minutos a mais na frente do espelho quando sabe que vai em um lugar onde ele também estará?
? Sonha com ele dormindo, mas principalmente acordada?

Se as duas respostas foram afirmativas eu tenho uma triste (ou feliz) notícia: você está apaixonada pelo seu melhor amigo!

Eu sei muito bem como é isso. Talvez o cara tenha pinta de galã e você, por ser amiga dele, chega até a se benzer para não cair nos encantos do Don Juan. Até que você nota que está falando muito dele, tudo que faz tem que tocar no nome dele, dorme e acorda pensando nele.

Um belo dia, ele resolve ficar com outros amigos e te deixa com cara de boba e sozinha. Aí você sente o coração apertar e começa a cair a ficha de que você está gostando dele mais do que deveria.

Mas não entre em pânico, talvez esse sentimento seja correspondido, talvez o charme todo que ele jogou não foi só pra conquistar mais uma fã. Antes de se desesperar, saiba que amigos também beijam.

Amigos para... Esses dias eu estava assistindo o filme Eurotrip, uma grupinho de nerds americanos que acabam armando muita confusão na Europa, eram três rapazes e uma menina. Um deles era meio pervertido, estava na Europa pra conseguir realizar seus desejos eróticos. Eles eram tão amigos que ele não percebia que tinha uma garota no meio e ela sempre tinha que lembrá-lo que era menina.

Com o decorrer da história ele começa a ver que ela é uma menina e passa a olhá-la com outros olhos. No final do filme, eles estão realizando juntos suas fantasias sexuais. Esse é um tipo de amigo "vamos nessa?", seja dentro do banheiro do avião, ou em qualquer outro lugar, ele vai topar ou te convencer a fazer algo bem estranho em nome da amizade.

Eu poderia dar vários exemplos de amigos, seja amigo pra beijar, transar, conversar, assistir um filme mais agarradinho ou, simplesmente, pra fazer você suspirar.

Talvez não seja um erro estar gostando dele, a menos que você perceba mais tarde que o cara não passa de um conquistador barato. Em todos os casos, a melhor coisa é contar e mostrar aquilo que você está sentindo. Às vezes, a gente fica com medo de contar pra alguém pra não prejudicar a amizade, mas se o cara for maduro o suficiente ele vai te chamar para conversar e esclarecer se rola ou não rola.

Contar para a turma ou não contar?
Mas se você for como eu que não tem coragem de chegar falando: "Gosto de você ´Mané´, e aí? Tem jeito?", você pode tentar contar para alguém da turma que te dê uma dica se vai rolar ou se é furada.

Tudo depende muito da sua relação com o felizardo. Lembrando que um relacionamento é igual a jogo de futebol: ainda que o time esteja rebaixado, a torcida vibra e torce pra dar certo. Bons amigos apoiando o casal já é meio caminho andado.

Porém tome muito cuidado com as intrigas da oposição que vem com aqueles discursos de que "ele não vale a pena", ou "ele não é homem pra você". Fuja desse tipo de gente.

Se a turma aprovou e você está decidida a colocar mais cor nessa amizade, comece a reparar se ele mostra interesse em você, mas fuja se ele for galanteador demais pra você não se iludir como aconteceu comigo.

Descubra também que tipo de amiga você é pra ele. Talvez vocês sejam tão amigos que ele te considera ´um menino de cabelo comprido´ e se for assim a coisa não vai rolar. Em outros casos você pode simplesmente não fazer o ´tipo´ dele. E disso eu nem quero falar pra não chorar nesse restinho de texto. Posso te aconselhar dizendo tudo o que me disseram: tenta se aproximar, respira fundo e se conseguir, fala!
Boa sorte!

Quem é a colunista: Uma pessoa muito curiosa, que adora música e internet.

O que faz: Jornalista freelancer.

Pecado gastronômico: Tomate com açúcar.

Melhor lugar do Brasil: Guaratuba - Paraná.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 1 Dez 2011.