Guia da Semana

Foto: Miguel Schincariol/Divulgação


Em 1985, Diogo Oliveira nasceu e ganhou um macacão do Corinthians. 31 de dezembro de 2006, nasce Bruno, filho de Diogo, e um pequeno macacão do mesmo time já estava preparado, esperando o garoto chegar. É a quarta geração de fiéis torcedores. O garotinho tem um ano e dois meses e já grita "GOL!" quando assiste aos jogos pela televisão.

Foto: Bruno, recém-nascido
O amor pelo futebol passa de uma geração a outra. O pai já quer que o filho seja mascotinho, que entre em campo com o time. Sonha até em ver o menino jogando com a camisa corinthiana. Ele tem certeza que, se o pequeno tivesse que escolher sozinho, também optaria pelo "Timão", por amor ou por temor.

Quando o menino tiver por volta de 5 anos de idade, já acompanhará o pai nos estádios. Vai entrar como mascotinho e depois ver o jogo da arquibancada.

Na torcida

Segundo Igor Amorim, do departamento de comunicação do São Paulo, para entrar em campo como mascote, é preciso ter de 5 a 10 anos e, no máximo, 1,50m de altura. Também é importante estar com o uniforme completo. Mas, deve chegar uma hora antes e esperar no portão 1, o principal. A criança será identificada e o responsável deve aguardá-la no mesmo local.

Quando a criança for para o estádio, o lugar mais seguro são as cadeiras superiores e inferiores. De acordo com Amorim, este lugar é ideal para a garotada ver o jogo, o público nestes locais é tranqüilo.

Em São Paulo, se toda a família quiser assistir à partida, a Federação Paulista de Futebol (FPF) criou em 2004 uma promoção especial, é o Torcedor Família. Para participar é simples. A compra de um ingresso para o Setor Família dá direito a uma pessoa mais uma acompanhante e até três crianças de 5 a 12 anos. Tudo isso pelo mesmo preço de um bilhete para a arquibancada. É importante lembrar que os Ingressos Família são limitados. Os interessados devem se informar no clube que vai sediar o espetáculo.

A cada rodada, um jogo é escolhido e um fotógrafo registra cenas de pais e filhos no estádio. As fotos ficam para download no site da FPF e servem como recordação.

Direito

Quem vai ver os jogos tem direitos assegurados por lei. Criado em 2003, o Estatuto do Torcedor garante algumas coisas dentro e fora do estádio.

O documento diz que é obrigatório haver segurança onde é sediado o jogo, antes, durante e após a partida. Banheiros limpos, transporte seguro e assistência médica local. Para cada 10 mil torcedores é preciso ter uma ambulância, um médico e dois enfermeiros. Por exemplo, em um estádio como o Pacaembu, com 40.260 torcedores, são necessárias quatro ambulâncias, quatro médicos e oito enfermeiros.

Segurança

O Major Carlos Botelho, do 2º Batalhão de Choque, afirma que a maioria dos conflitos acontece nos arredores do estádio. Quando for levar as crianças é bom tomar cuidado, principalmente em jogos clássicos. As torcidas marcam brigas pela internet, trocam xingamentos e atiram objetos.

O Major deu as seguintes dicas:

? Só mostrar a camisa do time quando estiver na área da torcida;
? Se dirigir ao estádio com pelo menos duas horas de antecedência;
? Quando chegar, entrar imediatamente;
? Não ficar na entrada ou na área de alimentação;
? Andar somente pelas ruas de acesso indicadas pela polícia;
? Se ocorrer conflito em local lotado, não corra,
Ao correr alguém pode cair e ser pisoteado;
? Em caso de ferimento, procure a polícia ou o atendimento médico local.


Fontes:
Diogo Bruno de Oliveira - Pai de Bruno e Estagiário de Produção do SBT;
Marjor Carlos Botelho - 2º Batalhão de Choque da PMSP;
Igor Amorim - Auxiliar de comunicações - SPFC;
Federação Paulista de Futebol;
Estatuto do Torcedor.

Atualizado em 6 Set 2011.