Guia da Semana

Foto: Getty Images

Ir ao colégio não chega a ser um tormento para a maioria dos adolescentes. No entanto, na hora de fazer os trabalhos extra-classe e as lições de casa, a escola vira um verdadeiro martírio. Para evitar a fadiga e aumentar o tempo livre das atividades escolares, alguns estudantes optam por pagar para alguém fazer seus trabalhos. Mas será que vale a pena?

Não é nem preciso dizer que a resposta é um grande "não". "Eu acho que isso é um desfavor pra formação e educação do aluno. O aluno, tanto no ensino básico como no superior, está se formando e tem competências e habilidades que devem ser construídas nesse período", diz o psicólogo e professor do Colégio Humboldt Cláudio de Oliveira Filho.

Fazer as atividades extra-classe é trabalhoso e sempre exige dedicação e paciência. E isso, ninguém pode negar. No entanto, eles não são distribuídos pelos professores por acaso. "Uma das funções do trabalho escolar é fazer com que o aluno desenvolva competências e habilidades", explica o professor.

A estudante Fernanda Mayara da Silva, 16, tem um colega que já pagou para ter um trabalho extra-classe feito. "Ele ia mal em geografia, pediu para um amigo fazer, pagou e tirou 10. Mas esse 10, na verdade, não vale nada", diz a estudante. Na opinião de Fernanda, as atividades escolares não são mais do que obrigação dos alunos. "Quem faz esse tipo de coisa é imoral. Essa é uma obrigação sua, pedir para outra pessoa fazer e ainda pagar não tem sentido", justifica.

´Orçamento´
Para descobrir o quanto você gastaria caso fosse pagar alguém para fazer suas atividades escolares, o Guia da Semana fez uma breve pesquisa. Segundo ela, cada página custaria cerca de R$ 9,00, ou seja, se seu trabalho tivesse 10 folhas, você desembolsaria quase R$ 100,00. No entanto, o maior prejuízo nessa história não é financeiro, e sim, intelectual.

"Quem faz um trabalho desses está trazendo prejuízo para a sociedade. Porque ele vai pôr no mercado um profissional que não se desenvolveu. Eu acho que as faculdades e escolas devem orientar os alunos para fazer o trabalho. Isso não é mercadoria", diz o professor Cláudio. Por tudo isso é que vale a pena pensar duas vezes antes de tomar a decisão de pagar para ter seu trabalho feito.

Soluções
A dificuldade em determinadas matérias e a falta de tempo são problemas mais do que compreensíveis e que, muitas vezes, atrapalham a vida escolar dos alunos. No entanto, essas dificuldades não podem ser usadas como desculpa para que o estudante não faça os trabalhos extra-classe. Afinal, sempre existe uma saída.

Para Cláudio, o professor pode ajudar, e muito, os alunos a melhorar o desempenho escolar. "Quando você trabalha com educação, você tem que ter uma postura de educador, cujo papel é orientar o aluno e investir pra que ele construa a formação dele e aprenda", diz.

Fernanda concorda com o professor e acredita que os estudantes que estão com dificuldade devem deixar o orgulho de lado e assumir o que não sabem. "Quem está com problemas em alguma matéria pode procurar ajuda com os amigos ou com o professor. Fazer aulas de recuperação mesmo sem estar de reforço pode ajudar também", sugere.

Como evitar?
Na opinião do professor Cláudio, os pais devem prestar atenção nos filhos e suas dificuldades quando o assunto é escola. "Os pais devem sempre escolher profissionais que cuidem adequadamente dos seus filhos. Isso pode ser feito por um professor da própria escola ou um professor particular. Eu ajudo o aluno no sentido de dar orientação, de indicar bibliografia. Pra que ele vá buscar a informação e pesquisar", diz o professor.

Foto: Getty Images

E, como educador, Cláudio também tem seus métodos para incentivar os alunos a pesquisar e desenvolver seus próprios trabalhos. "Geralmente solicito atividades que não vão cair na cópia. Um trabalho em que o aluno vai usar informações obtidas nos livros e na Internet, mas ele vai ter que fazer uma produção própria", explica.

Além disso, o professor limita a quantidade de material digital que seus alunos podem usar. "Eu fixo com os alunos a quantidade de coisas da Internet que eles podem usar, a quantidade de livros que eles devem usar. Não pode só pesquisar em Internet. Tem que ter uma parte do trabalho pesquisada em livros, eu exijo a bibliografia", diz.

O que fazer?
Dificuldades com matérias específicas e falta de tempo são apontados como os maiores problemas na hora de fazer os trabalhos escolares. Nesses casos, o que não se pode fazer é deixar o problema pra lá, achando que as coisas vão se resolver em um piscar de olhos. Confira algumas dicas para dar um jeito nesses empecilhos:

? Converse com seus pais e exponha a situação.
? Se você estiver com dificuldades, procure a ajuda de um amigo que vá bem na matéria com a qual você está tendo problemas.
? Procure orientação de algum professor, mesmo que seja fora do horário de aula.
? Organize seus horários para que a falta tempo não seja o problema na hora de fazer as atividades extra-classe.



Colaboraram:
? Rebeca Rocha
Assessora de imprensa do Colégio Humboldt
? Cláudio de Oliveira Filho
Psicólogo e professor do Colégio Humboldt

Atualizado em 6 Set 2011.