Guia da Semana

Fada dos dentes

Coelhinho da Páscoa, Papai Noel e Fada dos Dentes são só alguns personagens do imaginário infantil


Foto: www.morguefile.com
Mês passado tive que passar uma longa semana longe de casa, a trabalho. Foi minha primeira semana sem a prole. Como uma mãe-grudenta que sou, estava super ansiosa com a experiência!

Logo na primeira noite, a 500 quilômetros de distancia, ouço minha filha ao telefone: "mamãe, fiquei banguela!!!". Puxa vida, como assim, pensei aflita por não estar ali, ao lado dela, justo eu que estive presente em tooodos os momentos, como fui perder logo esse?! Está certo que treinei bastante o pai (risos!), e ele fez a lição de casa: comemorou, falou da fadinha, foi lá no meio da noite trocar o dentinho do travesseiro por um dinheirinho...

Tudo muito certo! Até que um dia... ao pegar a carteira, o pai se lembrou de me mostrar o dentinho que tinha guardado com tanto carinho... na frente dela! Pra que? Na mesma hora, Nina arregalou os olhos e soltou: "Agora eu entendi tudo. O papai é a fada dos dentes! Ele acordou no meio da noite, pegou o dente e deixou o dinheiro...".

COMO ASSIM? PÁRA TUDO!!! A magia não pode acabar assim, de uma hora para outra. Ainda não estou preparada para as grandes revelações.

Foto: www.morguefile.com
Uma das coisas mais gostosas de compartilhar a infância dos filhos é esta volta ao mundo da fantasia. Depois de muitos anos acreditando que Natal era só mais um jantar em família, voltei a acreditar em Papai Noel. Como é gostoso enfeitar a árvore, contar os dias para a chegada do Natal, e na véspera fazer aquela bagunça na cozinha preparando os biscoitos que vamos deixar para o bom velhinho. E a Páscoa então? Lá em casa o Coelho não só leva os ovos, como ele os esconde tão bem escondidos que precisa deixar muitas pistas para acharmos. É uma verdadeira Caça aos Ovos!

Muitas vezes me peguei pensando em como seria este momento da descoberta. Para os adultos é como abrir o chão debaixo dos pés. Mas cá entre nós, acho que as crianças tiram de letra! Norman Rockwell ilustrou de forma sublime este momento: um garoto de uns 7 anos encontra a roupa de Papai Noel na gaveta de uma cômoda da sua casa. Em seu rosto uma mistura de surpresa, decepção e fascínio. É muito interessante.

Além destas crenças digamos assim, globalizadas, lá em casa cultivamos algumas crenças particulares. Muitas delas ligadas ao mundo das fadas. Mas não são essas fadas esotéricas de que todo mundo fala, não. Nós temos as nossas. Um exemplo? A Fadinha do Lembro (batizada pela Nina) é aquela que ajuda a gente a lembrar de coisas importantes.

Como assim fada dos dentes não existe? Tá maluca, filha? E lá estava eu fazendo o papel de não sei do que você está falando. Logo desconversamos. Meu Deus, as crianças estão crescendo! Mas vou fazer aqui uma revelação íntima, daquelas que só os amigos queridos sabem: confesso, eu vi o Coelhinho da Páscoa. Acredite, se quiser...

"Eu acredito em fadas! Acredito, acredito",
Peter Pan, no filme Em Busca da Terra do Nunca.

Para quem não se lembra: aquele que não queria crescer....

Leia a coluna anterior da Joana:
  • Mesada: quando e como os pais devem começar a dar dinheiro para os filhos?

    Quem é a colunista: Joana Gelpi Marcondes é jornalista e mãe da Nina e do Caio.
    O que faz: Corro atrás, me desdobrando em duas, três, quatro se for necessário para conciliar vida pessoal, profissional e a divertida e gratificante tarefa de criar meus filhos!
    Pecado gastronômico: Farofino do América!
    Melhor lugar do Brasil: Aquele para curtir com a família.
    Fale com ela: jogelpi@gmail.com
  • Atualizado em 6 Set 2011.

    Compartilhe

    Comentários

    Outras notícias recomendadas

    Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

    Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

    Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

    Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

    Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

    Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

    Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

    Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

    4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

    Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

    Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

    Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte