Guia da Semana

Foto: Carlos Luz


Uma garota passeia pelos corredores de uma livraria e olha as prateleiras sem compromisso. De repente, ela é abordada por uma escritora mega animada e meio doidinha, que oferece pirulitos e, praticamente sem respirar, desembesta a falar sobre seu livro. É assim que a carioquésima Thalita Rebouças, 35 anos, faz para convencer os leitores infanto-juvenis a conhecer seu trabalho, desde o começo de sua carreira, em 1999. Hoje, depois de tagarelar muito por aí e pagar vários micos, Thalita consagrou-se entre os adolescentes com seus dez títulos publicados. Um dos grandes sucessos foi Fala Sério, Mãe!, que lançou a sua expressão característica.

Aos 10 anos de idade, Thalita já se autodenominava "fazedora de livros", uma vez que adorava escrever e era responsável por todos os detalhes de suas criações. "Era eu quem desenhava a capa, transformava os papéis em livro com a ajuda do grampeador, criava as ilustrações, escrevia e revisava tudinho, para que o texto não tivesse nem um acento errado", conta a escritora em seu site. Quando chegou à faculdade, começou a cursar direito, mas depois de dois anos mudou para jornalismo. Depois disso, chegou a trabalhar em alguns veículos jornalísticos, como a Gazeta Mercantil, o Lance e a TV Globo.

Mas, em 2001, Thalita resolveu se entregar de corpo e alma à carreira de escritora. Ela entrou no universo teen com Traição Entre Amigas, que a princípio era voltado para outra faixa etária. "O livro era para uma galera que o mercado editorial classifica como jovens adultos, entre 18 e 20 anos. E quem amou a obra foi a galera de 13 a 15 anos. Eles diziam 'que bom que você entende a gente, não pare de escrever'. Então, eu me liguei que eles queriam se identificar com livros e não achavam nada direcionado para eles. Foi esse público que me escolheu, na verdade. Desde então, são 10 livros", diz.

Super mega doidinha

Foto: Site Oficial


A escritora ficou famosa por fazer muita bagunça nas bienais que frequentava. Em 2001, foi convidada a participar na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, para autografar o recém-lançado Traição Entre Amigas. Mas ninguém dava bola para aquela iniciante que estava entre tantos autores consagrados. Então, para atrair os futuros leitores e chamar atenção de todos, começou a bater palmas, a fazer polichinelo, a brincar com quem passava na frente do estande e a anunciar o livro em altos brados. Essa algazarra foi mais que suficiente para lotar o estande e fazer o livro vender como água.

Em outubro de 2001, Thalita recebeu a notícia que Traição tinha ido para a segunda edição. Devido a esse sucesso, ela passou a divulgar sua obra em tempo integral. A partir daí, a escritora começou a bombar entre os teens. Seu terceiro título, Tudo Por Um Pop Star, virou best-seller. Os livros Fala Sério, Mãe!, Fala Sério, Professor!, Fala Sério, Amor!, Fala Sério, Amiga! e Fala Sério, Pai!, que são protagonizados pela personagem Malu, também atingiram ótimas vendagens. Por causa disso, em 2005, começou a assinar a coluna Fala Sério! na última página da revista Atrevida.

Best friend

Foto: Carlos Luz


Para ficar por dentro do universo dos adolescentes, a escritora fica bem perto de seus leitores. "Eu estou sempre em contato com eles, nas visitas de escolas, no twitter, no meu blog", afirma. Essa aproximação fez com que Thalita conquistasse uma legião de fãs, que adora pedir conselhos. Ela recebe em média 400 e-mails por semana e tem mais de 30 mil seguidores no Twitter. "Eles me pedem de tudo. Como fazer para beijar, como contar que estão apaixonados, entre outras coisas. Mas eu não dou conselho. Eu sempre falo que a pessoa mais indicada para ajudá-los é alguém que o conheça, como o pai, a mãe e a própria pessoa. Digo que escrevo ficção e não livros de auto-ajuda", brinca.

Thalita conta que, quando adolescente, vivia os mesmos dilemas das meninas de hoje. "A única diferença é o acesso à informação. Hoje eles têm a informação em um clique. Na minha época nós éramos mais ingênuos. Mas adolescente é tudo igual. Eu era igual à garota de 14 anos de hoje, com as mesmas angústias". Apesar de ter entre os ídolos Chico Buarque e Fernando Sabino, durante a adolescência idolatrava Menudo e era fã de RPM. "Também tive minhas coisas bizarras", lembra. Por entender tão bem essa galerinha, não pretende deixá-la tão cedo. "É uma fase muito bacana. Eu não me vejo escrevendo para nenhum outro público, nem para criança e nem para adulto", garante

Na telinha e no gibi

Atualmente, além de escrever livros, a carioca tem um quadro no programa Vídeo Show, da TV Globo. Ela também faz parte da bancada de jurados do quadro Soletrando, no Caldeirão do Huck, ao lado do professor Sérgio Nogueira. "Eu sou jornalista também. Então fazer TV foi gostoso. Sou uma pessoa empolgada, alegre, com bom humor, e é isso que tento passar nos meu livros e no vídeo. Gosto de fazer as pessoas rirem. Televisão está sendo um desafio e é muito gostoso poder aprender todo dia", afirma.

A musa teen também deu vida a uma personagem da revista da Luluzinha. Além disso, assinou o argumento da edição de abril da publicação. "Eu criei a história e eles desenvolveram", conta. Com tantas solicitações, ela tenta explicar todo esse sucesso. "Eu acho que é por causa do humor. Todo mundo gosta de rir. E eu não passo nenhuma lição de moral. Faço com eles tirem a conclusão deles a partir do que eles leram. Não falo faça isso ou aquilo. Não sou a tia chata. Eles me encaram mais como irmã mais velha. Eu não quero ensinar nada. Se tem algum segredo, acho que é esse".

Obras escritas por Thalita Rebouças
Tudo por um pop star - Novembro/2003 - Editora Rocco
Fala sério, mãe! - Novembro/2004 - Editora Rocco
Tudo por um namorado - Julho/2005 - Editora Rocco
Fala sério, professor! - Março/2006 - Editora Rocco
Traição entre amigas - Outubro/2006 - Editora Rocco
Fala sério, amor! - Maio/2007 - Editora Rocco
Tudo por um feriado - Agosto/2007 - Editora Rocco
Uma fada veio me visitar - Outubro/2007 - Editora Rocco
Fala sério, amiga! - Julho/2008 - Editora Rocco
Fala sério, pai! - Julho/2009 - Editora Rocco


Atualizado em 1 Dez 2011.