Guia da Semana



Anelídeos conhecidos por viverem em solos úmidos e com um aspecto não muito agradável, as minhocas são importantes aliadas para a destinação do lixo orgânico.

São elas que produzem o húmus, matéria orgânica rica em nitrogênio, cálcio e fósforo, elementos importantes para a lavoura.

Por serem animais subterrâneos e que têm como principal alimento restos de vegetais, esta espécie surge como uma solução para quem não deseja produzir adubo natural e rumar um destino diferente para os restos de alimentos.

A criação de um minhocário não exige cuidados extremos e grandes investimentos. Pode ser inserida em qualquer local, inclusive em pequenos espaços, como apartamentos. O mais comum, feito de alvenaria, é uma excelente alternativa para pequenos espaços, facilmente encontrado em lojas especializadas.



"O húmus é um dos produtos naturais mais importantes para o cultivo de plantas. Ele é rico em nitrogênio e muito caro no mercado, por isso se torna uma boa alternativa", explica o engenheiro agrônomo, Marcelo Noronha.

Outra opção é o feito de bambu, material que facilita a circulação do ar e deixa a temperatura mais estável. No geral, o tempo de vida útil dos minhocários é de cerca de quatro anos.

Empilhar três caixas é um meio fácil e recomendado tanto para quem mora em casa, quanto em apartamento. Nos dois primeiros recipientes (no topo), está a terra. Na superior, colocam-se as minhocas. Sobras de cascas e pedaços de frutas, verduras e legumes são despejadas.

Nunca coloque alimentos salgados ou ácidos, pois isso impede a produção de um material livre de bactérias. Para finalizar, cubra-o com palha ou serragem, para manter a humidade. Na caixa intermediária, encontra-se o húmus, produzido em torno de três meses, após a decomposição da comida.

Para misturá-lo ao solo, é supersimples:

* Afofe o solo com delicadeza, de modo a não machucar a raiz;
* Retire metade da terra do vaso/canteiro;
* Coloque de 20 a 30% do montate do húmus;
* Para finalizar, coloque a cobertura "morta" e cubra com pedrinhas ou cascas de ovos, o que evita a exposição da terra e a "fuga" do nitrogênio presente na composição.

Mantê-lo sempre limpo eleva o tempo de duração do minhocário e, o mais importante, evita o ataque de predadores, como aves, rãs, sapo e cobras. Outra dica é construí-lo acima do nível do solo, em chão de terra batida. O local deve ser de fácil acesso à água e com boa incidência de sol.

Agora é só colocar a mão na massa!

Dicas:

* Evite expor o minhocário ao sol;
* Sempre coloque-o na sombra, em local arejado;
* Mantenha sempre a terra úmida;
* Deixe-o sempre limpo;
* Recolha o húmus a cada três meses. Neste mesmo período, misture-o ao solo.

Sites relacionados:
www.minhocasa.com
www.moradadafloresta.org


Fotos: Getty Images.

Atualizado em 6 Set 2011.