Guia da Semana

Foto: Getty Images


Em janeiro, eu comprei minha agenda do ano e escolhi uma que tem como ilustração o tema viagem, com muita cor rosa e vários pontos turísticos: a Torre Eiffel, da França e o Big Ben, de Londres. Muitas bolsas, roupas e bandeiras de países. E meu ano começou assim, pensando e me programando para fazer meu primeiro intercâmbio.


Sempre amei estudar inglês, mas nunca tive condições e coragem de fazer um intercâmbio. Hoje eu já estou mais madura e consigo arcar com as despesas, mas, ainda assim, vou ter que deixar de fazer muitas comprinhas até o começo do segundo semestre, se realmente eu quiser conhecer e estudar por um mês nos Estados Unidos ainda esse ano.


Vou conhecer Nova Iorque - se tudo der certo e as liquidações me ajudarem e ficarem bem longe de mim! Muitos amigos da época do colégio fizeram intercâmbio e eu sempre fui toda ouvidos quando eles me contavam sobre suas experiências. Tenho amigos que ficaram no Japão, nos Estados Unidos, Alemanha e muitos que trabalharam no complexo Disney. Eu queria muito fazer esse intercâmbio, mas minha idade não permite mais, pois precisa estar cursando a universidade... Enfim, um dia conhecerei o mundo encantado.

Em todas as experiências dos meus amigos, eu anotei uma que será a principal tarefa: ser independente! Por mais que você esteja muito bem hospedada na casa de uma família estrangeira, ou viajando com um grupo de estudantes do mundo todo, saiba que cada um tem costumes diferentes, manias, qualidades e defeitos. Então, o bom senso e aprender a cuidar de suas próprias coisas será fundamental! Muitas amigas aprenderam a limpar a casa e a fazer comida, e tenho amigos que lavavam suas próprias roupas! Realmente, percebi que uma viagem pode mudar nossas vidas.


Seja uma pessoa aberta, simpática e leve numa boa as perguntas das pessoas que você está conhecendo: se fosse o contrário, você estaria morrendo de vontade de perguntar, não é? Aceite os convites e não fique no tempo livre online conversando em português com a turminha aqui do Brasil. Uma vez por dia já é o suficiente. Curta sua viagem, passeie bastante, faça comprinhas e anote tudo num caderninho, como um diário mesmo.


Ah! Antes de fazer o intercâmbio, resolva sua documentação, passaporte e, se necessário, o visto para o país que você irá viajar. Converse bastante com seus pais, pesquise sobre o país que você quer conhecer e estudar. Claro que o fator dinheiro determina para onde iremos, pois cada país tem uma moeda e um custo de vida diferente. Eu escolhi EUA, Nova York. Já sei que irei ter um bom gasto, já que é a cidade mais cara para se hospedar. Planeje! Consulte uma boa agência de intercâmbio, converse com os seus amigos que já foram e pesquise na internet. Outra dica: nada de escolher viajar para a Alemanha se você não tem nem nenhuma noção de alemão, certo? Além de você ficar perdido, terá feito uma escolha errada e um grande gasto com algo que não te acrescentou. O bom é sempre escolher um idioma com o qual temos certa familiaridade, um nível do básico ao intermediário. Você se animou para fazer uma viagem? Então corra: economize na mesada e converse com seus pais! E depois é só aproveitar a experiência e contar para todo mundo. Ah! Pode deixar que volto aqui contando como foi minha viagem e todos os lugares que visitei.

Leia as colunas anteriores de Joyce Müller:

De volta às aulas

Deprê pós-formatura

Ser ou não ser fã?

Quem é a colunista: Joyce Müller. Ama São Paulo. Uma jornalista por formação. Uma escritora por amor. Por esporte escreve crônicas. Gosta de tudo um pouco e adora misturar. Blogueira. Ama o mundo teen, coisas fofas e cuties.

O que faz: Sou Jornalista na área de beleza, saúde, cultura, decoração, teen e o que mais me permitirem falar.

Pecado Gastronômico: Doces ! Quindim e Brigadeiro de panela.

Melhor lugar do mundo: Minha casa e meu jardim. Sou uma Alice no meu país das maravilhas!

Fale com ela: [email protected], a siga também no twitter (@joymuller) ou acesse seu blog.


Atualizado em 11 Fev 2014.