Guia da Semana

Febre colegial

Ao que tudo indica, High School Musical vai virar um fenômeno tão grande quanto RBD

Por Larissa Coldibeli


Produzido pela Disney especialmente para seu canal, o Disney Channel, o filme-musical High School Musical é um dos grandes sucessos da TV este ano. No Brasil, foi líder de audiência na TV a cabo na faixa entre quatro e 17 anos, totalizando mais de 500 mil espectadores. Nos EUA, foram mais de 37 milhões, batendo recordes de audiência a cada uma das doze exibições.

Mas qual é a receita de tanto sucesso? Nada de novo. Dirigido por Kenny Ortega, o filme traz os mesmos ingredientes dos filmes teens americanos, com uma única diferença: não há beijo no final, para decepção dos fãs. A história começa nas férias, quando os mocinhos Troy Bolton (Zac Efron) e Gabriella Montez (Vanessa Anne Hudgens) se conhecem cantando num karaokê. Por causa do trabalho da mãe, Gabriella vai estudar na East High, a mesma escola de Troy. Ele é um garoto popular, capitão do time de basquete, do qual seu pai é o técnico. Gabriella é mais estudiosa, faz parte da equipe de decatlo por causa de suas habilidades em ciências e matemática.

Com tantas diferenças, a paixão pela música os une quando começam as audições para o musical de inverno do colégio. Apesar da vontade de se inscrever, os dois relutam por causa de suas outras atividades e do "preconceito" que podem vir a sofrer de seus amigos, que acabam tramando para os dois não cantarem. Os protagonistas ainda têm que enfrentar Sharpey Evans (Ashley Tisdale) e Ryan Evans (Lucas Grabeel), os vilões, que não estão dispostos a perder o posto de tradicionais artistas das peças escolares, e a rígida Sra. Darbus (Alysson Reed), professora de dramaturgia. Apesar de todas as armações, a dupla conta com a ajuda dos amigos no final e é escolhida para atuar.

As músicas do filme grudam que nem chiclete na cabeça de quem ouve. A trilha sonora alcançou duas vezes a primeira posição na Billboard e vendeu mais de 3,5 milhões de cópias nos EUA. No Brasil, a produção foi exibida pela primeira vez no dia 30 de julho no Disney Channel e na TV aberta no dia três de dezembro, estrategicamente três dias antes do lançamento do DVD. Para a divulgação do filme, o grupo Ludov gravou uma versão em português da música What I´ve Been Looking For, chamada O Que Eu Procurava.

Além de ser reprisado exaustivamente, o DVD e a programação do Disney Channel contam com uma série de especiais, como making-of, coreografias, um programa onde alguns sorteados dançam junto com os atores, e uma versão de karaokê, onde é possível cantar acompanhando a letra. O filme faturou dois prêmios Emmy, o Oscar da TV, americana como "Melhor Programa Infantil" e "Melhor Coreografia".

Apesar da realidade apresentada no filme ser bem diferente da dos estudantes brasileiros, a identificação foi muito grande. Jovens de todas as idades passaram a reclamar mais atividades extra-curriculares no colégio e educadores apóiam a idéia de união transmitida pelo filme. A popularização irritou os fãs mais antigos, que temem que HSM, como também é chamado, se torne um novo RBD - o que não é difícil de acontecer, já que segue a mesma linha popular. Se você é fã e não reclama da exposição, pode ficar feliz: empresas estão negociando licenciamento para estampar a marca em brinquedos, material escolar, roupas de cama e até videogames. E prepare-se: High School Musical 2 vem aí!


Fotos: www.movie.si
http://online.tvguide.com
http://images.cnhi.zope.net

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte