Guia da Semana

Por Larissa Coldibeli


Produzido pela Disney especialmente para seu canal, o Disney Channel, o filme-musical High School Musical é um dos grandes sucessos da TV este ano. No Brasil, foi líder de audiência na TV a cabo na faixa entre quatro e 17 anos, totalizando mais de 500 mil espectadores. Nos EUA, foram mais de 37 milhões, batendo recordes de audiência a cada uma das doze exibições.

Mas qual é a receita de tanto sucesso? Nada de novo. Dirigido por Kenny Ortega, o filme traz os mesmos ingredientes dos filmes teens americanos, com uma única diferença: não há beijo no final, para decepção dos fãs. A história começa nas férias, quando os mocinhos Troy Bolton (Zac Efron) e Gabriella Montez (Vanessa Anne Hudgens) se conhecem cantando num karaokê. Por causa do trabalho da mãe, Gabriella vai estudar na East High, a mesma escola de Troy. Ele é um garoto popular, capitão do time de basquete, do qual seu pai é o técnico. Gabriella é mais estudiosa, faz parte da equipe de decatlo por causa de suas habilidades em ciências e matemática.

Com tantas diferenças, a paixão pela música os une quando começam as audições para o musical de inverno do colégio. Apesar da vontade de se inscrever, os dois relutam por causa de suas outras atividades e do "preconceito" que podem vir a sofrer de seus amigos, que acabam tramando para os dois não cantarem. Os protagonistas ainda têm que enfrentar Sharpey Evans (Ashley Tisdale) e Ryan Evans (Lucas Grabeel), os vilões, que não estão dispostos a perder o posto de tradicionais artistas das peças escolares, e a rígida Sra. Darbus (Alysson Reed), professora de dramaturgia. Apesar de todas as armações, a dupla conta com a ajuda dos amigos no final e é escolhida para atuar.

As músicas do filme grudam que nem chiclete na cabeça de quem ouve. A trilha sonora alcançou duas vezes a primeira posição na Billboard e vendeu mais de 3,5 milhões de cópias nos EUA. No Brasil, a produção foi exibida pela primeira vez no dia 30 de julho no Disney Channel e na TV aberta no dia três de dezembro, estrategicamente três dias antes do lançamento do DVD. Para a divulgação do filme, o grupo Ludov gravou uma versão em português da música What I´ve Been Looking For, chamada O Que Eu Procurava.

Além de ser reprisado exaustivamente, o DVD e a programação do Disney Channel contam com uma série de especiais, como making-of, coreografias, um programa onde alguns sorteados dançam junto com os atores, e uma versão de karaokê, onde é possível cantar acompanhando a letra. O filme faturou dois prêmios Emmy, o Oscar da TV, americana como "Melhor Programa Infantil" e "Melhor Coreografia".

Apesar da realidade apresentada no filme ser bem diferente da dos estudantes brasileiros, a identificação foi muito grande. Jovens de todas as idades passaram a reclamar mais atividades extra-curriculares no colégio e educadores apóiam a idéia de união transmitida pelo filme. A popularização irritou os fãs mais antigos, que temem que HSM, como também é chamado, se torne um novo RBD - o que não é difícil de acontecer, já que segue a mesma linha popular. Se você é fã e não reclama da exposição, pode ficar feliz: empresas estão negociando licenciamento para estampar a marca em brinquedos, material escolar, roupas de cama e até videogames. E prepare-se: High School Musical 2 vem aí!


Fotos: www.movie.si
http://online.tvguide.com
http://images.cnhi.zope.net

Atualizado em 6 Set 2011.