Guia da Semana

Foto: Getty Images


Está chegando o meio do ano e, com ele, as férias escolares. É uma época importante para as crianças, que têm um tempo precioso para descansar e se divertir. O período, contudo, traz mais um desafio para os pais que precisam encontrar alternativas para ocupar os filhos e programar atividades que possam ser realizadas com ou sem a família.


As férias são importantes para a mente e para o corpo. As crianças, independentemente do desempenho que tenham tido no semestre, precisam sair um pouco da rotina e descansar. Os professores também - afinal, o ofício de ensinar demanda muita energia e preparo do profissional.

O mesmo período que é tão aguardado por alunos e professores pode trazer dúvidas e angústia para alguns pais. Nem todos sabem como preencher esses 30 dias e esquecem que a principal característica do período, tanto para adultos quanto para os pequenos, é a ausência de horários e obrigações. Durante as férias, deve-se programar o dia conforme surgem vontades e desejos.

Uma das principais dicas para que as crianças aproveitem bem o período é o respeito ao tempo livre que elas têm. Os pais devem deixá-las dormir até a hora que desejarem, assistir aos programas e desenhos que quiserem (sem deixar de lado as restrições de conteúdo para cada faixa etária) e brincar com colegas da rua ou do prédio.


Na hora dos passeios, a opinião dos pequenos deve ser levada em consideração. Afinal, ninguém gosta de fazer algo contra a própria vontade, especialmente em um período que deve ser aproveitado para si mesmo. Se eles gostam de passar um tempo com os avós, não tem problema deixá-los em sua casa por alguns dias. Há aqueles que gostam de ler e que ocupam todas os dias com diversos livros - neste caso, uma passada na livraria é sempre bem-vinda.


O que os pais não devem fazer é aproveitar as férias para retomar matérias da escola nas quais os filhos não tiveram um bom desempenho. As férias são um período de descanso e os filhos terão tempo suficiente no semestre seguinte para sanar as dificuldades.


Quando possível, a família deve viajar junta. É um momento excelente de integração e que fortalece os laços familiares. É preciso tomar cuidado, contudo, com o excesso de planejamento e com um eventual acúmulo de atividades, mesmo que recreativas. Viagens que começam no primeiro dia e terminam no último antes das aulas, recheadas de atividades e passando por diversos destinos, podem deixar a criança e toda a família ainda mais cansada.


Ao planejarem as férias das crianças, os pais devem ter em mente a grande função do período: o descanso. Afinal, trata-se de um momento para a criançada curtir cada minuto com suas brincadeiras e deixar de lado as preocupações e obrigações que voltarão em algumas semanas.


Preparar-se para o retorno das obrigações também é fundamental. Durante a última semana de férias, os pais devem manter uma rotina semelhante à que vão ter durante os meses normais de aula. Lembrar aos filhos dos bons momentos passados na escola, como as brincadeiras com os colegas e o aprendizado de coisas novas, ajuda a estimulá-los para o retorno. Dessa maneira, eles terão ótimas lembranças para contar e retomarão os estudos com mais disposição e ânimo.


Quem é a colunista: "Uma pessoa que trabalha para ajudar as crianças a descobrirem nelas mesmas o melhor de sua essência como seres humanos".

O que faz: Marta Bitetti, Psicóloga Educacional e Clínica, Diretora do Colégio Ápice.

Pecado gastronômico: Chocolate.

Melhor lugar do mundo: Minha casa.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Aprecio quase todos os tipos de música, mas atualmente estou no clima da MPB."

Fale com ela: [email protected]




Atualizado em 1 Dez 2011.