Guia da Semana

Férias é tempo de descanso

Acordar tarde, passar alguns dias com os avós, ver desenhos, brincar - deixe os pequenos livres para decidirem suas próprias atividades

Foto: Getty Images


Está chegando o meio do ano e, com ele, as férias escolares. É uma época importante para as crianças, que têm um tempo precioso para descansar e se divertir. O período, contudo, traz mais um desafio para os pais que precisam encontrar alternativas para ocupar os filhos e programar atividades que possam ser realizadas com ou sem a família.


As férias são importantes para a mente e para o corpo. As crianças, independentemente do desempenho que tenham tido no semestre, precisam sair um pouco da rotina e descansar. Os professores também - afinal, o ofício de ensinar demanda muita energia e preparo do profissional.

O mesmo período que é tão aguardado por alunos e professores pode trazer dúvidas e angústia para alguns pais. Nem todos sabem como preencher esses 30 dias e esquecem que a principal característica do período, tanto para adultos quanto para os pequenos, é a ausência de horários e obrigações. Durante as férias, deve-se programar o dia conforme surgem vontades e desejos.

Uma das principais dicas para que as crianças aproveitem bem o período é o respeito ao tempo livre que elas têm. Os pais devem deixá-las dormir até a hora que desejarem, assistir aos programas e desenhos que quiserem (sem deixar de lado as restrições de conteúdo para cada faixa etária) e brincar com colegas da rua ou do prédio.

        
Na hora dos passeios, a opinião dos pequenos deve ser levada em consideração. Afinal, ninguém gosta de fazer algo contra a própria vontade, especialmente em um período que deve ser aproveitado para si mesmo. Se eles gostam de passar um tempo com os avós, não tem problema deixá-los em sua casa por alguns dias. Há aqueles que gostam de ler e que ocupam todas os dias com diversos livros - neste caso, uma passada na livraria é sempre bem-vinda.

        
O que os pais não devem fazer é aproveitar as férias para retomar matérias da escola nas quais os filhos não tiveram um bom desempenho. As férias são um período de descanso e os filhos terão tempo suficiente no semestre seguinte para sanar as dificuldades.

        
Quando possível, a família deve viajar junta. É um momento excelente de integração e que fortalece os laços familiares. É preciso tomar cuidado, contudo, com o excesso de planejamento e com um eventual acúmulo de atividades, mesmo que recreativas. Viagens que começam no primeiro dia e terminam no último antes das aulas, recheadas de atividades e passando por diversos destinos, podem deixar a criança e toda a família ainda mais cansada.

        
Ao planejarem as férias das crianças, os pais devem ter em mente a grande função do período: o descanso. Afinal, trata-se de um momento para a criançada curtir cada minuto com suas brincadeiras e deixar de lado as preocupações e obrigações que voltarão em algumas semanas.

           
Preparar-se para o retorno das obrigações também é fundamental. Durante a última semana de férias, os pais devem manter uma rotina semelhante à que vão ter durante os meses normais de aula. Lembrar aos filhos dos bons momentos passados na escola, como as brincadeiras com os colegas e o aprendizado de coisas novas, ajuda a estimulá-los para o retorno. Dessa maneira, eles terão ótimas lembranças para contar e retomarão os estudos com mais disposição e ânimo.


Quem é a colunista: "Uma pessoa que trabalha para ajudar as crianças a descobrirem nelas mesmas o melhor de sua essência como seres humanos".

O que faz: Marta Bitetti, Psicóloga Educacional e Clínica, Diretora do Colégio Ápice.

Pecado gastronômico: Chocolate.

Melhor lugar do mundo: Minha casa.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Aprecio quase todos os tipos de música, mas atualmente estou no clima da MPB."

Fale com ela: martabitetti@hotmail.com


 

  

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte