Guia da Semana

Foto: Getty Images



Trabalhos por fazer, lições de casa incompletas, reuniões com professores, indisposição para estudar e muitas notas baixas. Este foi o cenário em sua casa no final do ano? Seu filho ficou de recuperação final na escola ou repetiu de ano, e agora? O que fazer para evitar que estes episódios se repitam em 2010?

Para evitar que cenas como esta se tornem corriqueiras é importante auxiliar seu filho em um planejamento de estudos e identificar as causas do desempenho escolar abaixo do esperado.

Uma dica interessante é fazer um calendário diário de estudos, pois, se organizando, fica mais fácil dividir tarefas e compromissos. Também é importante estabelecer horários para a dedicação exclusiva ao estudo, sem TV, Internet, telefone etc. O silêncio e um ambiente agradável são fundamentais para uma boa assimilação dos conteúdos.

Você sabia que o interesse do aluno diminui na medida em que ele deixa de compreender o que está sendo ensinado? Converse com seu filho! Saiba em quais matérias ele apresenta mais dificuldade. Se ele ficou com dúvida em algum conteúdo do ano letivo que passou, o auxilie a estudar ou procure a ajuda de professores e métodos de ensino que o ajudem a aprender o que foi "perdido".

Elogie cada evolução! Motivação é fundamental para incentivar o gosto pelos estudos. Por isso, cada passo é importante, por menor que pareça.

Promova momentos agradáveis de estudo ao lado de seu filho. Faço isso se tornar algo interessante, unindo os conteúdos a assuntos do dia a dia. O apoio da família é fundamental!

Assim, vocês podem evitar que as notas baixas assombrem o boletim de seu filho. Os pais devem ficar atentos quando a recuperação torna-se uma rotina na vida do estudante.

Fórmulas mágicas nunca existiram e nunca existirão. Então, mãos a obra. Recuperação final não deve tornar-se uma rotina, pois isso só prejudica o futuro de seu filho. Fique atento e planeje-se!

Quem é a colunista: Djenifer Berardi.

O que faz: Coordenadora de Comunicação do Kumon.

Pecado gastronômico: Chocolate.

Melhor lugar do mundo: Ilha do Mel.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 1 Dez 2011.