Guia da Semana

Foto: Divulgação


Nada menos do que neto da cantora Maysa e filho do diretor Jayme Monjardim, Jayme Matarazzo, conhecido com Jayminho pelos mais íntimos, é a nova revelação da Rede Globo. Com um super carisma e muito talento, o gato de 24 anos já conquistou uma legião de fãs na pele de Daniel, o protagonista da novela Escrito na Estrelas, que estreou em abril deste ano. Mas apesar de ter nascido em berço de ouro, o ator afirma que conquistou o papel por mérito próprio, sem nenhuma influência familiar.

Na trama, ele interpreta um estudante idealista de medicina, que sofre um acidente fatal quando está prestes a se formar. Para alegria geral, ele continua atuando no plano astral. Apesar de ser sua primeira novela, Jayminho já havia feito uma participação na minissérie Maysa - Quando Fala o Coração, de Manoel Carlos, em que interpretou o próprio pai na fase adolescente. A seguir, o astro global fala sobre fama, namoro, rotina e conta como é ser filho de um dos maiores diretores de televisão. Confira!

Guia da Semana: O que te levou para frente das câmeras? Você já pensava em ser ator?
Jayme Matarazzo: Inicialmente, foi o desafio de viver meu pai na minissérie Maysa, a convite do autor Manuel Carlos. Foi um desafio grande, mas que me trouxe um prazer enorme por dar vida a um personagem, além de se tratar de um projeto muito lindo e tão pessoal para mim. Mas eu nunca havia pensado em atuar. Sempre estudei cinema e televisão, mas com objetivos e tarefas que vêm de trás das câmeras. A experiência foi tão boa que eu resolvi dar uma oportunidade à carreira e agarrei tudo que vi pela frente com muita dedicação e entrega.

Guia da Semana: Como é ser filho de Jayme Monjardim? Vocês têm um bom relacionamento? Ele te ajuda nas suas interpretações?
Jayme: O relacionamento com meu pai é super saudável e temos um carinho grande um pelo outro. A profissão dele e o respeito que ele atingiu não mudam a nossa relação de pai e filho. Ele me dá conselhos sobre a vida, sobre a profissão e sobre qualquer coisa que um pai deve aconselhar seu filho. Torcemos um pelo outro.

Foto: Divulgação


Guia da Semana: Você sofreu algum preconceito por parte dos atores mais experientes?
Jayme: De maneira nenhuma. Uma das coisas mais bonitas nessa nova caminhada profissional foi a maneira como fui recebido por companheiros de profissão. Todos me trataram com a mesma humildade. Cheguei com o mesmo discurso e dessa mesma forma coloco em prática: vontade de aprender com eles a cada momento e de mostrar um trabalho que vem baseado em muita entrega, dedicação e humildade.

Guia da Semana: Alguns comentam que você só conseguiu papel de destaque por ser filho de um diretor. Esses comentários te incomodam?
Jayme: Esses comentários estão diminuindo cada vez mais e em nenhum momento me atingiram. Sempre batalhei muito pelas minhas conquistas e dessa vez não foi diferente. Eu e minha equipe sabemos bem a maneira como tudo foi acontecendo sem nenhuma influência e nenhum fator que não fosse a confiança deles no meu trabalho e a minha vontade de mostrar que mereço uma chance como qualquer um. Foi uma surpresa para todo mundo, inclusive para mim.

Guia da Semana: Você sente uma cobrança maior por ser filho dele, que é um dos ícones da TV?
Jayme: Cobrança não. Sinto orgulho. Isso sim.

Guia da Semana: Com está sendo lidar com essa exposição? Você sente falta de coisas que você fazia anteriormente?
Jayme: Acredito que podemos continuar fazendo as mesmas coisas que sempre fizemos, mesmo estando no ar e com uma exposição grande na mídia. Continuo saindo na rua, no mercado, na praia, e a única coisa que muda é o carinho que recebo das pessoas, que sempre será muito agradável. Além disso, me considero um cara muito caseiro e, devido a muitas gravações, tenho saído bem pouco.

Guia da Semana: Qual foi a importância da minissérie Maysa para sua carreira?
Jayme: Enorme, pois foi meu primeiro trabalho como ator e que me deu a oportunidade de contar uma história bonita de alguém tão próximo. Tenho muito carinho por esse trabalho e ele será sempre um grande presente que a vida me deu.

Foto: Divulgação


Guia da Semana: Como foi a preparação para viver Daniel de Escrito nas Estrelas? Você encontrou muitas dificuldades para se adaptar à linguagem televisiva?
Jayme: Como em qualquer profissão nova, sempre temos dificuldades de adaptação, mas acho que fui aprendendo bem rápido os truques da linguagem televisiva. Sempre tive um olhar muito técnico e já frequentei muitos sets de filmagem. Portanto, não acho que esse universo era tão desconhecido assim pra mim. Mas tenho muita coisa para aprender ainda.

Guia da Semana: Qual é a sua religião? Você se identifica com o espiritismo?
Jayme: Eu não sou espírita e tão pouco consigo me rotular como seguidor de qualquer religião. Acredito em Deus, acredito que nossa história não termina na nossa morte e respeito muito cada religião. Mas busquei em todas elas um pouco de sabedoria para levar a minha vida e minhas crenças.

Guia da Semana: É difícil conciliar vida pessoal com a rotina de gravações?
Jayme: Estou num momento de concentração e de entrega, portanto minha vida pessoal hoje em dia se resume às gravações e aos estudos em casa. Quando estou trabalhando nessa intensidade, prefiro ficar concentrado e me dedicar ao máximo no trabalho.

Guia da Semana: Você namora há dois anos, né? Como ela lida com o assédio das fãs?
Jayme: Da melhor maneira possível. Ela é uma super companheira que torce muito por mim e confia plenamente na relação que temos.

Guia da Semana: Quais são seus sonhos daqui para frente?
Jayme: Continuar com essa felicidade que toma conta da minha alma a cada dia que passa. Estudar, aprender e realizar sempre.

Atualizado em 6 Set 2011.