Guia da Semana


Foto: Divulgação

Na contramão do padrão das séries norte-americanas, que costumam ser protagonizadas por líderes de torcida e atletas fortões, Glee vem conquistando seu espaço entre os fãs brasileiros tendo os "losers" - os perdedores - como estrelas. Criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan, a série é veiculada pelo canal Fox e gira em torno do professor Will Schuester, que resolve reativar o coral da escola onde leciona. Atrelado a isso, são apresentados os dramas da turma que o acompanha no desafio. Motivo de orgulho para o passado do colégio, o coral anda ruim das pernas e precisa ganhar o concurso regional se quiser ter garantida a grana necessária para continuar existindo.

Os envolvidos

Os estudantes mais excluídos do colégio são as únicas pessoas a se engajarem na empreitada. Eles formam uma equipe que une góticos, nerds e uma garota que está certa de que nasceu para ser uma estrela, Rachel Berry. Apesar desse destino, ela não consegue se enturmar com ninguém. Filha de pais gays e amante de musicais, Berry é interpretada pela atriz Lea Michele. Logo no início da série, ela soltou uma frase que dava indícios de quais seriam os seus objetivos no Glee: "Hoje, ser anônimo é pior do que ser pobre".

Cantor soprano que se amara em roupas de marca, o personagem Kurt é jogado numa caçamba de lixo pelo pessoal do time de futebol americano já no primeiro episódio da série. Antes de ir para junto das latinhas de refrigerante e embalagens de salgadinhos, no entanto, ele pede autorização aos valentões para tirar o seu casaco da nova coleção de Marc Jacobs.

Mercedes é uma aluna que possui um vozeirão tremendo e não aceita fazer backing vocal, o que a deixaria em segundo plano no palco. Ironia ou não, ela é interpretada pela atriz Amber Riley, que ganhava a vida real como backing vocal. Artie Abrams, outro personagem, é um guitarrista cadeirante que usa as rodas para fugir dos malvados do colégio. A emo que simula sua gagueira para escapar das provas, Tina Chang tem como melhor amiga sua terapeuta.

Noah "Puck" Puckerman é um dos personagens mais queridos pelos fãs da série. Vivido pelo ator Mark Salling, o loser Puck é o verdadeiro pai do filho que a líder de torcida Quinn está esperando. Mas ela prefere dizer que o bebê é do jogador de futebol americano Finn Hudson, a ovelha negra do programa.

Entre os opositores do coral, a treinadora das líderes de torcida, Sue Sylvester, merece destaque. Ela está disposta a tudo para gorar o sucesso do coral para assim não perder o prestígio e a verba de sua equipe.

Pontos altos

Os novos arranjos para músicas mundialmente famosas são um dos principais atrativos da série. Para se ter uma ideia, a releitura da canção Don´t Stop Believing, da banda Journey, que foi tema do episódio piloto do programa, alcançou o primeiro lugar entre os downloads do iTunes e superou a original na parada Billboard. "As versões das músicas são excelentes", opina a fã Daniella Barbosa, que é uma das moderadoras da comunidade dedicada ao Glee no Orkut. Ela acompanha a série desde a sua estreia nos Estados Unidos e vê a ironia como um de seus pontos altos. "Glee ironiza tudo de forma muitas vezes sutil", acredita. Entre as coisas mais inusitadas que envolvem a série, ela destaca alguns vídeos de flashmobs motivados pelo programa televisivo.

Foto: Matheus Augusto

Fãs da série se reunem em Belo Horizonte

Matheus Augusto, membro da comunidade e também vidrado em Glee, já participou de encontros com outros fãs. Ele conta que, por conta do programa, já recusou convites para sair com amigos e se deu mal na escola por ter deixado de estudar para assistir ao televisivo.

Não há perfeitos no universo de Glee. A graça da série está nos defeitos que deixam as líderes de torcida e os valentões do futebol, antigos protagonistas, como meros coadjuvantes. É, o mundo ainda será dos geeks.


Atualizado em 24 Mai 2012.