Guia da Semana

Gestação depois dos 40

Exercícios físicos são um dos aliados das mulheres com mais de 40 anos que desejam ter filhos

Foto: Divulgação


A gravidez tardia é sempre uma preocupação da área médica, por envolver vários fatores da saúde da mulher e também do bebê. Do ponto de vista físico (corporal e nível de aptidão física), a mulher encontra-se numa curva descendente. Mas aquelas que realizam exercícios têm uma queda bem menos acentuada, pois mantêm sua musculatura fortalecida, além de postura e condição cardiorrespiratória também melhoradas.

A gravidez é um momento de impacto fisiológico e biomecânico muito grande para mulher, ainda mais após os 40 anos. Tanto o peso quanto a probabilidade de doenças como diabetes e hipertensão aumentam. Por isso, nesse momento, os exercícios físicos são uma forma muito interessante de contribuir para a saúde da mulher, da gestação e, consequentemente, do bebê. Os cuidados devem ser redobrados, e a intensidade e o volume do exercício também, assim como a escolha do exercício juntamente com a qualidade técnica do mesmo para não aumentar os riscos de lesões.

É um mito achar que a mulher deve fazer apenas hidroginástica. Ela pode ser uma das atividades incluídas, porém deve haver um trabalho postural e também um fortalecimento do assoalho pélvico. A gravidez é um momento de grandes alterações fisiológicas com grande sobrecarga cardíaca e circulatória e também de mudanças posturais. Normalmente na mulher sedentária, a postura já começou a ser modificada, e a gravidez irá aumentar isso. Dessa forma, os detalhes acima não devem ser desconsiderados pelo profissional que atenderá essa gestante. Ele deve ser especializado no atendimento às grávidas.

As mulheres que desejam engravidar, as gestantes ou aquelas que acabaram de gerar seu filho necessitam de cuidados especiais, alimentação balanceada e atividades para o condicionamento corporal.

Quem deseja engravidar, por exemplo, deve preparar o seu corpo fisicamente para esse momento, como o desenvolvimento dos músculos posturais, as debilidades de força e flexibilidade, a condição aeróbica e a musculatura do assoalho pélvico. Nesse programa, podem ser incluídas as mulheres que precisam ou desejam emagrecer para engravidar e aquelas que possuem diabetes ou hipertensão e precisam controlar sua doença antes da gestação. Essas doenças são risco para a mãe e o bebê.


Já durante a gestação, a prescrição será organizada conforme os trimestres, pensando nas mudanças a cada período e também nas individualidades, queixas ou necessidades. Exercícios mal acompanhados podem promover dores ou lesões.

Quem é a colunista: Diretora e idealizadora do Mais Vida Gestantes, um programa de exercícios especializado para o período gestacional. É mestre pela Unifesp - estudou gravidez e exercícios.

O que faz: Atende gestantes e mulheres na pré-gravidez e pós-parto e especializa profissionais para esse atendimento por meio do seu curso.

Pecado gastronômico: Chocolate e doces.

Melhor lugar do mundo: Brasil.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Renascer Praise 16.

Fale com ela: gizele@metodomaisvida.com.br, siga seu blog ou seu Twitter.


 

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte