Guia da Semana


A cada dia, o número de contamidos pelo vírus H1N1 aumenta em todo o Brasil. Nos últimos meses, novos focos da doença surgiram em diversas regiões do país e, atualmente, as autoridades estimam que 1.566 pessoas apresentam os sintomas da gripe. Às vésperas das voltas às aulas, o atual cenário da saúde pública preocupa muitos pais, já que locais fechados podem aumentar as chances de epidemia e as crianças formam um grupo de risco.

O infectologista Marcelo Genofre Vallada, da Comissão de Controle de Infecção do Hospital Infantil Sabará, destaca algumas dicas que podem ajudar a conter possíveis riscos de contaminação da gripe Tipo A. Segundo o especialista, a principal medida nesta situação é manter a sala de aula o mais arejada possível, ajudando a diminuir as chances de transmissão do vírus, que ocorre por via respiratória.

Além disso, evitar o contato com objetos que pertençam a pessoas gripadas é uma iniciativa adequada. Da mesma forma que hábitos higiênicos são extremamente recomendáveis e devem ser ensinados aos pequenos. O médico também ressalta que o contato físico entre as pessoas, como a troca de abraços, beijos e apertos de mãos podem facilitar a transmissão do vírus. Contudo, ao contrário do que se pensa, o uso da máscara não previne totalmente a possibilidade de contaminação e, sendo assim, a proteção apenas seria eficaz se utilizada o tempo inteiro, trocada periodicamente ao longo do período de aulas, e sempre com a adoção de outras medidas higiênicas.

Veja as recomendações para manter a Gripe A longe das crianças :

1. Evitar o compartilhamento de alimentos entre as crianças

2. Não é recomendável a troca de objetos pessoais como copos, canudos e talheres.

3. Utilizar lenços descartáveis, cobrir o nariz e a boca com este lenço quando espirrar ou tossir, não espirrar ou tossir em direção a outras pessoas.

4. Oriente seu filho a utilizar apenas a própria toalha.

5. Evite que seu filho compartilhe brinquedos com outras crianças se alguma delas apresentar sintomas de gripe.

Atualizado em 6 Set 2011.