Guia da Semana

Guia de profissões - Gestão em RH

Os profissionais costumam vir da Administração e psicologia

Mais conhecido como RH, os recursos humanos são uma parte importante da empresa. O setor é responsável por selecionar os funcionários que tenham o perfil da empresa, orientá-los, treiná-los e avaliá-los. É sua função equilibrar as necessidades pessoais com as necessidades da empresa. Para Julia Maggion, diretora da consultoria Plura, que trabalha com a capacitação e colocação de deficientes no mercado, esse profissional é como um generalista: “ele tem que entender de todas as áreas da empresa.”

No dia-a-dia, o caso da lei de cotas para deficientes é um bom exemplo para entender o papel do RH. O pedido para a adequação da empresa vem do setor jurídico e o RH deve resolver o problema. Segundo Julia, “o papel do RH é não gerar esse problema para a empresa. Ele acaba sendo um intermediador entre a gestão e a mão de obra que está entrando.”

Não existe um curso superior para aqueles que quiserem trabalhar com Gestão de Recursos Humanos e as pessoas que querem trabalhar na área costumam fazer psicologia ou administração. “Existem cursos especializados, mas que não costumam ser um curso superior. O profissional que a gente contrata costuma ser de um desses dois cursos”, explica Julia. Para ela, os cursos especializados, inclusive aqueles de pós-graduação, são muito teóricos: “eles acabam deixando a prática de lado e ela é muito importante para solucionar conflitos.”

Ao fazer a faculdade de administração, Julia conta que não se imaginava na área, mas depois de estagiar em diversas áreas do curso, optou pela área por se encaixar naquilo que ela gostaria de trabalhar: “Eu sempre tive muito interesse de trabalhar com pessoas e com algum aspecto social, e a Plura abrange esses dois aspectos.”

O mercado de trabalho tem uma demanda constante por profissionais da área, já que ela é necessária em toda empresa. Além do setor de Recursos Humanos dentro de uma empresa, existem muitas consultorias de Rh focadas em áreas específicas, como é o caso da empresa de Julia. Os empregadores costumam priorizar aqueles formados em administração, por ser uma faculdade que dá uma visão integrada do funcionamento de uma empresa. Mas os formados em psicologia também são importantes, já que o tratamento com as pessoas é uma parte essencial do trabalho.

Atualizado em 27 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte