Guia da Semana

Foto: nintendo.com / Arte: Fernando Kazuo

A empresa japonesa Nintendo, com o intuito de revolucionar o mercado internacional de vídeo games, lançou seu aparelho de terceira geração com um diferencial capaz de fazer o público vibrar a princípio. O Wii, através de seu controle, dá ao jogador uma possibilidade jamais vista nos produtos oferecidos pelos concorrentes. Agilidade e disposição são fatores fundamentais para brincadeira, pois em uma partida de tênis virtual, o aparelho irá funcionar igual a uma raquete, sendo necessário balançar as mãos e manejar o utensílio como se a disputa fosse verdadeira. Porém, todo o exercício físico realizado na prática vem causando desconforto em muitos jovens.

Wii Remote
Foto: nintendo.com
Irresistíveis e viciantes são os principais adjetivos utilizados pelos fãs para definir a maioria dos jogos lançados para o console. Títulos que marcaram a história, como o do famoso encanador, baixinho e bigodudo, o elfo de madeixas louras e roupa de cor verde ou a perspicaz pirata espacial, integram o elenco dos mais procurados, que ganham seqüências mais avançadas para oferecer uma melhor experiência dos velhos clássicos. Para a empresa, a interatividade é o futuro, mas tamanha liberdade vem causando preocupações ao redor do mundo, pois alguns usuários estão sofrendo após a utilização do aparelho.

A principal reclamação são as dores sentidas, freqüentes nos ombros, pescoço, em toda a extensão dos braços e em outras partes, como costelas ou regiões abdominais. Como todo exercício físico, jogar Wii necessita de um bom condicionamento, como explica o coordenador da Unidade Assistencial do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e cirurgião de quadril, Doutor Eduardo Rinaldi: "As mesmas regras aplicadas à prática de qualquer tipo de esporte devem ser assimiladas. Preparação para aquecer os músculos é bastante indicado para evitar este tipo de problema".

Metroid Prime 3: Corruption,
um dos jogos mais cobiçados
Foto: nintendo.com
"A resistência do indivíduo irá aumentar e logo ele se acostumará, porém cada um possui um limite e, caso algum dos sintomas persistirem, um médico precisará ser consultado. O risco de lesões é nulo devido a falta de contato com os outros participantes, mesmo se determinado jogo exigir um esforço maior. A atividade é bastante saudável, tanto para crianças quanto para adolescentes ou adultos e evita o sedentarismo. Não deixar o relacionamento com os amigos de lado e não abandonar outras modalidades de lazer para viver apenas em função do vídeo game também são questões relevantes", afirma Eduardo.

Sentindo na pele

Antenada nas novidades deste segmento e atraída pelos belos gráficos do console, Thaís Ribeiro não resistiu a tentação e acabou adquirindo o Wii. No começo, a garota comenta que a dificuldade em se adaptar a nova tecnologia foi grande, porém com a constante prática tudo ficou mais fácil. "O problema é assimilar que o controle obedece ao movimento da sua mão. Em jogos de tiro, como Resident Evil, é mais complicado se acostumar", afirma, evidenciando em seguida as vantagens do aparelho: "É uma experiência única. Aqueles que exigem uma interação completa, como Wario, são mais estimulantes".

Thaís Ribeiro
Foto: arquivo pessoal
"Fiquei por sete horas seguidas, somente pararei no momento em que meu braço não respondia mais, estava extremamente dolorido. Senti muita dor nos músculos, do antebraço até o ombro, e o pulso praticamente não se mexia. No meu caso foi um exagero, mas com duas horas já dá pra sentir o tradicional desconforto. Eu recomendo alongar o corpo todo sempre, pois você se mexe muito. É mais fácil ficar de pé do que deitado ou sentado, então é natural forçar as pernas e o pescoço também. Evidente que fazer uma pausa de vez em quando é importante".

Rafael Slonik garante que nunca foi muito adepto da modalidade, brincava bastante quando pequeno e se divertia no computador de maneira moderada. "Já estava cansando das mesmas coisas, é sempre tiro, corrida, luta ou futebol. O Nintendo Wii abriu uma porta totalmente nova, interatividade física! Resolvi testar, gostei e investi nele", relata o proprietário, que não teve problemas com o sistema, "Sabe quanto tempo demora para aprender a jogar WiiSports? Apenas um segundo. Isso é fantástico! A dificuldade vem com os mais complexos, como Guitar Hero, por exemplo".

Rafael Slonik
Foto: arquivo pessoal
"Como no primeiro dia de academia, seu corpo fica totalmente doído. Depois, acredito que os músculos acostumem e fique menos intenso, até sumir. Mas alguns deles, os mais competitivos, tendem a incomodar quando a disputada ocorre contra um amigo, mesmo depois de tempos", aproveita o rapaz para apresentar os contras. Quando indagado sobre a migração para um controle tradicional para evitar este tipo de problema, comenta: "Nada supera o Wii Remote em termos de diversão".


A Nintendo adverte:

? Evite jogar excessivamente. Pais devem monitorar suas crianças.
? Descanse de 10 a 15 minutos por hora, mesmo que você não necessite.
? Se suas mãos, pulsos, braços ou olhos ficarem exaustos ou doloridos enquanto joga, ou sentir sintomas como dormência, queimação, inflexibilidade, pare e descanse algumas horas antes de voltar a jogar.
? Se você continuar a sentir algum dos sintomas acima ou outro desconforto durante ou depois de jogar, pare e procure um médico.

Colaboração:

Doutor Eduardo Rinaldi
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
www.into.saude.gov.br

Rafael Slonik
www.meuwii.com.br

Thaís Ribeiro
orelhinhas.livejournal.com

Atualizado em 6 Set 2011.