Guia da Semana

Foto: Divulgação

Samuel, Beatriz, Paula, Fellipe, Renata, Olavo, Moroni e Karol no pátio do High School Brasil

Atuar, dançar, cantar. É com esta música que os personagens de High School Musical - O Desafio encerram a versão brasileira do sucesso americano e, assim, mostram o espírito da produção. A partir de 5 de fevereiro, os fãs do musical poderão conferir nas telonas a vibe dessa galera que batalhou muito para estrelar o primeiro longa-metragem produzido pelos estúdios Disney no Brasil. A seleção começou há dois anos, com o reality show produzido pelo Disney Channel e pelo SBT. O programa tinha como objetivo selecionar o casal protagonista do filme que seria rodado aqui. Na época, qualquer pessoa entre 16 a 24 anos poderia se inscrever. Foram mais de 18 mil inscritos para, até então, só duas vaguinhas.

Depois de testes eliminatórios de dança, canto e interpretação, foram escolhidos os 18 finalistas, que gravaram um CD com 11 faixas interpretadas por cada dupla, além de uma música bônus cantada por Wanessa Camargo. Então, a cada capítulo uma dupla era eliminada. Quando ficaram só oito participantes foi revelado que eles eram os finalistas e que gravariam outro CD, dessa vez chamado Sonhos. O casal vencedor foi selecionado no show final: Olavo Cavalheiro e Renata Ferreira. Além disso, também foram escolhidos os antagonistas: Fellipe Guadanucci e Paula Barbosa.

Foto: Divulgação

Olavo Cavalheiro e Renata Ferreira foram os escolhidos para protagonizar o par romântico do filme

Mas para a felicidade geral, os oito finalistas integram o elenco do filme, que começa com a volta às aulas dos estudantes do High School Brasil. É aí que o galã Olavo descobre que Renata (todos os personagens têm o mesmo nome que os atores) é sua nova vizinha. O clima começa a rolar logo de cara. A menina tímida e reservada chama atenção do rapaz, que nem dá bola para Paula, a patricinha da escola. O primeiro concurso de música do colégio é anunciado por Wanessa Camargo, que vive ela própria na trama. Durante o desenrolar da história, muita música e dança agitam as confusões do dia a dia de aula.

"O filme vai além da relação de namorico. O nosso High School Musical fala de emoções muito simples, como o primeiro amor, a importância da amizade e de aprender que nem sempre a gente ganha, e que o grande vilão é a vida", diz o diretor César Rodrigues. Na versão verde e amarela, os personagens têm características próprias. O futebol e os ritmos brasileiros também dão outra cor ao filme. "Durante o processo, apostamos na característica individual de cada um, no que era natural deles, e a Disney aceitou. Assim, nos distanciamos um pouco do que foi feito no México e na Argentina, pois eles ficaram presos ao esquema americano", revelou.

Foto: Divulgação

A cantora Wanessa Camargo e o elenco principal da produção Disney

Wanessa Camargo também traz um diferencial ao filme, pois, além de anunciar o concurso, contracena com os atores e até faz um número musical. "Sou eu mesma. Não é um personagem diferente de mim. A ficção é que eu fui aluna daquele colégio. Mas foi um desafio. Na minha cabeça era mais fácil fazer um personagem do que ser eu mesma com um roteiro para seguir. É difícil de descobrir a naturalidade de uma coisa que está decorada", afirma. A cantora também revela que relembrou do começo de sua carreira com esse trabalho. "Quando os artistas chegam a um patamar de sucesso, eles perdem essa energia de empolgação. É muito legal estar perto de pessoas que estão começando e sentir essa vibração. Faz dar mais valor para o que você conquistou", afirma.

Depois de batalhar para ganhar o concurso, o elenco do filme vibra muito ao olhar para o cartaz do High School e ver que o sonho virou realidade. "Foi uma experiência muito boa. Eu nunca imaginei que poderia fazer um filme nacional e me ver no cinema. Este filme não é só nosso. É de todo esse público que torceu por nós", diz a protagonista Renata Ferreira. "Eu sempre fui apaixonado por cinema. Meu passeio favorito era ir ao teatro ou ao cinema. Inclusive eu quero fazer faculdade nessa área. Fazer esse filme foi algo maravilho", relata Olavo Cavalheiro. "Eu quero que faça muito sucesso e que as pessoas gostem. Nós queríamos muito ver esse resultado. Ver essa concretização", finaliza a loirinha Paula Barbosa.

Atualizado em 6 Set 2011.