Guia da Semana

Hora de dormir!

Conheça os fatores responsáveis que impedem a criança de ter um sono longo e tranqüilo durante a noite

Por Andréia Meneguete



Não são só os adultos que sofrem com a malquista e perturbadora insônia. Os pequenos também são atingidos por este mal quase que freqüentemente. E a explicação para isso nada mais é do que: a agitação do dia-a-dia e os hábitos familiares em relação aos horários. De acordo com o pediatra Luiz Cervone, do Hospital São Luiz, em São Paulo, a maioria dos pais trabalham fora com uma carga horária extensa, o que faz com que o tempo livre para os filhos seja somente à noite. "O único horário disponível para muitos responsáveis é a parte noturna, quando eles querem brincar e conversar. A agitação e falta de horários fazem com que a criança demore a pegar no sono ou crie o costume de dormir tarde", explica o profissional.

Até mesmo os bebês apresentam este problema pelo aumento das diferenças ambientais - luz e som -, redução da alimentação noturna e contato com a mãe durante a noite.

O pediatra da rede Unimed Paulistana José Rodrigues Coelho Neto acredita que as crianças não sofrem exatamente de insônia de forma isolada, mas, sim, têm uma qualidade de sono muito ruim ou algum tipo de problema que possa desencadear uma noite de sono com interrupções. "Distúrbios emocionais, como ansiedade e preocupação, fazem com que os pequenos tenham dificuldade de dormir por um longo período. É muito normal vermos crianças com hiperatividade serem vítimas da insônia", ressalta. Dados de estudos na área médica estimam que 75% dos pacientes pediátricos com depressão apresentam insônia.
Outro fator responsável, tido como agente interruptor de um sono tranqüilo, são os medicamentos broncodilatadores, antidepressivos e estimulantes. "Toda medicação para qualquer tipo de tratamento deve ser bem indicada para não acarretar danos à saúde", salienta o Luiz Cervone.

Para evitar o problema, é necessário que os pais procurem aplicar algumas regras de horários para os filhos. Deve haver hora para brincar, estudar, dormir, comer e pegar sol matinal. Vale lembrar aos pais que toda criança gosta e necessita de rotina. Por isso, determine que o pequeno vá para a cama sempre na mesma hora. Estabelecer rituais antes de dormir facilita tarefas como ir ao banheiro, contar história e sair do quarto após um beijo. "Se ainda for bebê, coloque-o no berço levemente adormecido, mas ainda acordado. Isso vai ajudá-lo a perceber, com o passar do tempo, que existe o horário", observa a pediatra da Maternidade NeoMater, de São Bernardo do Campo, Marcy de Oliveira.

Dicas para melhorar a qualidade do sono da criança

  • Evite realizar brincadeiras agitadas antes de dormir. É necessário que meia hora antes de ir para a cama a criança esteja tranqüila.
  • Estabeleça horários, regras e limites durante à noite, a criança precisa se acostumar a ter hábitos, principalmente no que ser refere ao sono.
  • Crianças devem ir para a cama até às 21h e ter um período de sono de oito a nove horas por dia.
  • Cochilos vespertinos podem prejudicar o sono noturno da criança.
  • A criança deve ter hora para brincar, pegar sol, ir à escola, comer, estudar, ver televisão e dormir. O equilíbrio das atividades é a melhor forma de garantir um desenvolvimento saudável.
  • Pais que trabalham fora devem tentar suprir a ausência de forma adequada. A espera do filho pela chegada dos pais à noite faz com que gere certa ansiedade.

  • Atualizado em 6 Set 2011.

    Compartilhe

    Comentários

    Outras notícias recomendadas

    Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

    Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

    Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

    Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

    Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

    Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

    Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

    Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

    4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

    Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

    Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

    Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte