Guia da Semana

Foto: divulgação

A editora Escala Educacional publica no Brasil a obra "Filosofia para adolescentes" de Yves Michaud, um importante filósofo francês que busca compreender todas as facetas do universo no qual o jovem está inserido. Editado pela primeira vez em 1991, fez sucesso entre o público alvo, os ensinando a abordar o assunto de maneira mais natural enquanto estudavam e aprendiam a filosofar. Em 2007, a disciplina tornou-se obrigatória nas instituições de ensino espalhadas pelo país.

Neste período em particular, muitas dúvidas são formadas na mente dos jovens, preenchida com questões sobre diversos assuntos conforme ele descobre aos poucos o mundo em que vive. A curiosidade ingênua, em alguns momentos, o faz se espantar com certos temas, como também conhecer o antes desconhecido. A formação de sua personalidade também o confunde, o olhar demasiadamente crítico ou o confronto de idéias com outras gerações, é um dos principais responsáveis por gerar atritos com os adultos. O livro busca acompanhar e a incentivar a liberdade, para que ele possa exercer suas habilidades e ter a oportunidade para questionar o sentido das coisas.

Professor de Filosofia da Universidade de Rouen, membro do Instituto Universitário da França e ex-diretor da École Nationele de Beaux Arts de Paris, Yves Michaud aceitou o desafio de desvendar os pensamentos da juventude e começou a discorrer sobre o tema. A revista Okapi, publicação francesa destinada ao público teen no qual possuía uma coluna mensal, o inspirou a escrever o livro.

Filosofia para adolescentes
Yves Michaud
Editora Escala Educacional
Quantidade de páginas:176
Preço: R$ 23,90

Atualizado em 6 Set 2011.