Guia da Semana

Hora de procurar

São muitas dúvidas e também por onde começar e procurar o primeiro trabalho


Não é de hoje que sabemos que a adolescência é uma fase de descobertas e aprendizagem, bastante aprendizagem por sinal. As dúvidas sobre qual profissão seguir nos deixam cada vez mais confusos e muitas vezes ficamos sem rumo quanto a isso tudo. Aí que vem o problema (e quem sofre é somente você). Então, não fique parado esperando que algo caia simplesmente do céu, é hora mais do que nunca de pesquisar e agir. Diante disso, quero oferecer algumas dicas, porque estou passando por essa fase, a do primeiro emprego, e sei bem como é isso.

O mundo do trabalho se encontra cada vez mais competitivo e tecnológico. Assim, quem não tem um curso de informática tem poucas oportunidades de ser convocado para alguma entrevista de emprego, você já fez ou faz um curso de informática? Esse é um requisito básico. Outro requisito importante é um curso profissionalizante que tem o objetivo de preparar o menor para as empresas, existem muitos gratuitos por aí, pergunte para seus pais, se informe, sempre tem alguma instituição próxima. Além de tudo, você aprende nos cursos a forma correta de elaborar o currículo.

Aprender é sempre bom, eu é que não quero ter uma cachola vazia, ninguém quer. Você está estudando bem? Vem cá, não precisa ser o melhor da sala não, apenas tenha metas, as brincadeiras sempre rolam, mas guarde a maioria para a hora do intervalo, preste atenção na matéria, pergunte se surgirem dúvidas. Assim as dificuldades vão abaixando e as suas notas subindo cada vez mais. Se torne amigo dos nerds, eles sempre te ajudarão, mas não abuse e queira colas. Com certeza, o nerd da sua sala poderá ser seu gerente daqui a alguns anos.

Agora que é época de férias, não existe desculpa. Seu tempo está livre para pesquisar na internet sobre como se portar numa entrevista, seja na forma de se vestir, falar e agir. Mas pense o seguinte: você contrataria você? Reveja e reflita sobre si mesmo, ou melhor, sobre suas atitudes de forma geral. Não se esqueça de pesquisar o e-mail do RH de empresas para indicar o seu currículo de primeiro emprego, também os imprima e distribua nas empresas próximas à sua casa e cidade, ou seja, mantenha contatos.

Enfim, não tem segredo para ingressar no mundo do trabalho, fazendo um curso de informática, sendo bom na escola e tendo boas atitudes, com certeza você tem grandes chances de ser aprovado. O que vier pela frente é aprendizagem. Aliás, ninguém nasce sabendo tudo, não é? É fato...

Quem é o colunista: Lucas Dantas Vieira - Apaixonado por fotografia e movido a muita música.

O que faz: Teatro.

Pecado gastronômico: Alimentos gordurosos.

Melhor lugar do Brasil: Centro de São Paulo.

Fale com ele: lucas.dantas.vieira@hotmail.com ou acesse seu blog.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte